O Teatro como área de conhecimento, é uma linguagem relativamente nova no currículo escolar. Sua epistemologia se confunde com seu amplo caráter pedagógico, causando, algumas vezes, equívocos conceituais. A pedagogia teatral atua no exercício e consciência do corpo, enquanto elemento espacial, reflexivo e interativo. Assim, concomitantemente operam o autoconhecimento, a imaginação, criatividade, emoções e ideologias. É expressão libertária por excelência. A possibilidade de viver e/ou re-viver sentimentos, situações sem barreiras de tempo e espaço proporcionam uma série de resgates tanto individuais quanto coletivos.
O presente estudo busca uma reflexão sobre o currículo de Artes Cênicas e a atuação da pedagogia do teatro no que se refere à lei 10639/03. Partindo-se do pressuposto de que é preciso compreender, por meio das atividades investigativas do ensino de Artes Cênicas nas salas de aula, como os educandos dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas municipais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, concebem, elaboram e desenvolvem a inclusão dos elementos referentes à cultura africana e afro-brasileira, esta pesquisa, explora tanto a literatura relativa ao campo do currículo quanto às questões histórico-culturais referentes às matrizes africanas, de modo a sublinhar o ensino das Artes Cênicas na sala de aula.