Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO LITERÁRIA ACERCA DESSE FENÔMENO

Palavra-chaves: BULLYING, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36116
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1279
    "inscrito_id" => 112
    "titulo" => "BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO LITERÁRIA ACERCA DESSE FENÔMENO"
    "resumo" => "O fenômeno bullying é algo estudado desde a década de 70, caracterizado por uma ação negativa que causa ou tenta causar agravos ou mal-estar a outra pessoa. O objetivo desse trabalho foi verificar as incidências do fenômeno bullying nas aulas de educação física e as medidas cabíveis tomadas pelos profissionais para intervir. Este estudo constitui-se em uma revisão de literatura, realizada no período entre março e abril de 2017, nas bases de dados da Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Bireme (Biblioteca Virtual em Saúde), utilizando as terminologias (bullying e educação física escolar) contidas no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), onde foram utilizados 12 (doze) trabalhos retratando sobre o tema. Os resultados indicaram que a imagem corporal, alunos com baixo rendimento nas atividades físicas e dificuldades nas aulas de educação física são mais propensos a sofrerem bullying no ambiente escolar. Nós como profissionais devemos aliar a prática de atividades físicas sempre a satisfação em fazê-la, livrando os alunos de possíveis situações desconfortáveis, garantindo assim a aquisição dos benefícios contidos nas atividades físicas e nos desportos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "BULLYING, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID112_10092017004406.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "NYSHERDSON"
    "autor_email" => "nysherdson.edf@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36116
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1279
    "inscrito_id" => 112
    "titulo" => "BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO LITERÁRIA ACERCA DESSE FENÔMENO"
    "resumo" => "O fenômeno bullying é algo estudado desde a década de 70, caracterizado por uma ação negativa que causa ou tenta causar agravos ou mal-estar a outra pessoa. O objetivo desse trabalho foi verificar as incidências do fenômeno bullying nas aulas de educação física e as medidas cabíveis tomadas pelos profissionais para intervir. Este estudo constitui-se em uma revisão de literatura, realizada no período entre março e abril de 2017, nas bases de dados da Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Bireme (Biblioteca Virtual em Saúde), utilizando as terminologias (bullying e educação física escolar) contidas no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), onde foram utilizados 12 (doze) trabalhos retratando sobre o tema. Os resultados indicaram que a imagem corporal, alunos com baixo rendimento nas atividades físicas e dificuldades nas aulas de educação física são mais propensos a sofrerem bullying no ambiente escolar. Nós como profissionais devemos aliar a prática de atividades físicas sempre a satisfação em fazê-la, livrando os alunos de possíveis situações desconfortáveis, garantindo assim a aquisição dos benefícios contidos nas atividades físicas e nos desportos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "BULLYING, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID112_10092017004406.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "NYSHERDSON"
    "autor_email" => "nysherdson.edf@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O fenômeno bullying é algo estudado desde a década de 70, caracterizado por uma ação negativa que causa ou tenta causar agravos ou mal-estar a outra pessoa. O objetivo desse trabalho foi verificar as incidências do fenômeno bullying nas aulas de educação física e as medidas cabíveis tomadas pelos profissionais para intervir. Este estudo constitui-se em uma revisão de literatura, realizada no período entre março e abril de 2017, nas bases de dados da Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Bireme (Biblioteca Virtual em Saúde), utilizando as terminologias (bullying e educação física escolar) contidas no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), onde foram utilizados 12 (doze) trabalhos retratando sobre o tema. Os resultados indicaram que a imagem corporal, alunos com baixo rendimento nas atividades físicas e dificuldades nas aulas de educação física são mais propensos a sofrerem bullying no ambiente escolar. Nós como profissionais devemos aliar a prática de atividades físicas sempre a satisfação em fazê-la, livrando os alunos de possíveis situações desconfortáveis, garantindo assim a aquisição dos benefícios contidos nas atividades físicas e nos desportos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.