Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36467
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1462
    "inscrito_id" => 4077
    "titulo" => "DIFICULDADES DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O Presente artigo aborda questões relativas à leitura e ao processo de alfabetização desenvolvido no contexto escolar, na perspectiva de compreendê-la como de extrema importância para o ser humano, sendo que o universo da leitura e da escrita pode iniciar mesmo antes do processo de alfabetização ocorridos na escola. Assim, as crianças podem desde pequenas realizarem produções e ter o contato com o mundo escrito, mesmo sem saber e dominar os códigos linguísticos. Entretanto, a mesma vai mais além do que o simples ato de decodificação de palavras no ambiente escolar. É preciso e necessário que ela seja estimulada de forma prazerosa e significativa para que ocorra uma aprendizagem mais eficaz.  Ainda neste trabalho, será discutido sobre a necessidade de estudos e pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem, bem como refletir sobre o processo de alfabetização e leitura através de uma revisão bibliográfica aonde serão abordadas diversas concepções de autores que tratam desta temática. Dessa forma, será discutido também sobre a importância da prática pedagógica do professor e suas implicações dentro do processo ensino aprendizagem, percebendo a necessidade de clareza do docente sobre como ocorre o processo de alfabetização dos alunos para diante dos resultados realizarem uma tomada de decisão na busca de melhorar e contribuir cada vez mais com o processo de aprendizagem dos mesmos. Dessa maneira, pretende-se neste artigo além de outros fatores, discutir sobre algumas causas que dificultam o processo de alfabetização dos alunos.  Então, no decorrer deste trabalho serão apontadas possibilidades de alternativas para auxiliar na superação destas dificuldades visando favorecer a aprendizagem dos alunos ou pelos menos possibilitar para a diminuição do quadro atual, na finalidade de contribuir para a melhoria da realidade local e demais realidades que estejam com esta mesma inquietação, podendo contribuir para relevância acadêmica, uma vez que estes resultados possam servir de base para a melhoria da educação e da realidade vivencial deste e de outros espaços de atuação, tanto no que diz respeito ao educando, quanto aos educadores. Ao término deste trabalho conclui-se que as dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por diversos fatores, sendo eles cognitivos, afetivos, sociais, psicológicos, dentre outros. Porém, diante deste quadro, o educando pode e deve avançar no processo ensino aprendizagem, ou seja, ele é capaz de aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4077_10092017191715.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RISOLEIDE BEZERRA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "RISOLEIDE "
    "autor_email" => "risoleidec@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36467
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1462
    "inscrito_id" => 4077
    "titulo" => "DIFICULDADES DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O Presente artigo aborda questões relativas à leitura e ao processo de alfabetização desenvolvido no contexto escolar, na perspectiva de compreendê-la como de extrema importância para o ser humano, sendo que o universo da leitura e da escrita pode iniciar mesmo antes do processo de alfabetização ocorridos na escola. Assim, as crianças podem desde pequenas realizarem produções e ter o contato com o mundo escrito, mesmo sem saber e dominar os códigos linguísticos. Entretanto, a mesma vai mais além do que o simples ato de decodificação de palavras no ambiente escolar. É preciso e necessário que ela seja estimulada de forma prazerosa e significativa para que ocorra uma aprendizagem mais eficaz.  Ainda neste trabalho, será discutido sobre a necessidade de estudos e pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem, bem como refletir sobre o processo de alfabetização e leitura através de uma revisão bibliográfica aonde serão abordadas diversas concepções de autores que tratam desta temática. Dessa forma, será discutido também sobre a importância da prática pedagógica do professor e suas implicações dentro do processo ensino aprendizagem, percebendo a necessidade de clareza do docente sobre como ocorre o processo de alfabetização dos alunos para diante dos resultados realizarem uma tomada de decisão na busca de melhorar e contribuir cada vez mais com o processo de aprendizagem dos mesmos. Dessa maneira, pretende-se neste artigo além de outros fatores, discutir sobre algumas causas que dificultam o processo de alfabetização dos alunos.  Então, no decorrer deste trabalho serão apontadas possibilidades de alternativas para auxiliar na superação destas dificuldades visando favorecer a aprendizagem dos alunos ou pelos menos possibilitar para a diminuição do quadro atual, na finalidade de contribuir para a melhoria da realidade local e demais realidades que estejam com esta mesma inquietação, podendo contribuir para relevância acadêmica, uma vez que estes resultados possam servir de base para a melhoria da educação e da realidade vivencial deste e de outros espaços de atuação, tanto no que diz respeito ao educando, quanto aos educadores. Ao término deste trabalho conclui-se que as dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por diversos fatores, sendo eles cognitivos, afetivos, sociais, psicológicos, dentre outros. Porém, diante deste quadro, o educando pode e deve avançar no processo ensino aprendizagem, ou seja, ele é capaz de aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4077_10092017191715.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RISOLEIDE BEZERRA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "RISOLEIDE "
    "autor_email" => "risoleidec@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Presente artigo aborda questões relativas à leitura e ao processo de alfabetização desenvolvido no contexto escolar, na perspectiva de compreendê-la como de extrema importância para o ser humano, sendo que o universo da leitura e da escrita pode iniciar mesmo antes do processo de alfabetização ocorridos na escola. Assim, as crianças podem desde pequenas realizarem produções e ter o contato com o mundo escrito, mesmo sem saber e dominar os códigos linguísticos. Entretanto, a mesma vai mais além do que o simples ato de decodificação de palavras no ambiente escolar. É preciso e necessário que ela seja estimulada de forma prazerosa e significativa para que ocorra uma aprendizagem mais eficaz. Ainda neste trabalho, será discutido sobre a necessidade de estudos e pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem, bem como refletir sobre o processo de alfabetização e leitura através de uma revisão bibliográfica aonde serão abordadas diversas concepções de autores que tratam desta temática. Dessa forma, será discutido também sobre a importância da prática pedagógica do professor e suas implicações dentro do processo ensino aprendizagem, percebendo a necessidade de clareza do docente sobre como ocorre o processo de alfabetização dos alunos para diante dos resultados realizarem uma tomada de decisão na busca de melhorar e contribuir cada vez mais com o processo de aprendizagem dos mesmos. Dessa maneira, pretende-se neste artigo além de outros fatores, discutir sobre algumas causas que dificultam o processo de alfabetização dos alunos. Então, no decorrer deste trabalho serão apontadas possibilidades de alternativas para auxiliar na superação destas dificuldades visando favorecer a aprendizagem dos alunos ou pelos menos possibilitar para a diminuição do quadro atual, na finalidade de contribuir para a melhoria da realidade local e demais realidades que estejam com esta mesma inquietação, podendo contribuir para relevância acadêmica, uma vez que estes resultados possam servir de base para a melhoria da educação e da realidade vivencial deste e de outros espaços de atuação, tanto no que diz respeito ao educando, quanto aos educadores. Ao término deste trabalho conclui-se que as dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por diversos fatores, sendo eles cognitivos, afetivos, sociais, psicológicos, dentre outros. Porém, diante deste quadro, o educando pode e deve avançar no processo ensino aprendizagem, ou seja, ele é capaz de aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.