Este trabalho consiste em um relato de experiência envolvendo o uso do Teatro Científico-Experimental (TCE), como ferramenta de popularização e ensino de conteúdos de astronomia e de ciências afins. O TCE é um tipo de teatro fundamentado em uma concepção construtivista de ensino-aprendizagem, representada pelo Ciclo da Experiência de George Kelly (1963). Acompanhamos o desenvolvimento de uma peça nos moldes do TCE (MELO, 2016), tendo como tema o eclipse solar. Essa peça foi organizada pelos integrantes do projeto de extensão “Desvendando o Céu Austral” da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e apresentada no dia 21 de agosto de 2017 (dia do eclipse). Esse eclipse ganhou destaque na mídia, pois sua sombra cobriu totalmente os Estados Unidos e pode ser visto, de forma parcial, em várias cidades do Brasil, inclusive Recife-Pernambuco. Para trabalhar esse tema, estudantes de vários cursos da UFRPE, de outras universidades e de escolas do ensino médio pesquisaram a partir das abordagens: explicação científica, benefícios do Sol e mitos/crenças. A montagem da peça integrou pessoas com perfis bastante diferenciados, com formações de diferentes áreas e níveis de ensino, como por exemplo, dos cursos de Química, Física, Biologia, Geografia, História, Oceanografia e Pedagogia. Além disso, a apresentação do teatro, combinada com as observações astronômicas, conseguiu atrair um público expressivo e diversificado para dentro da universidade, formado não somente por estudantes, professores, demais profissionais da instituição, mas também, por pessoas da comunidade circunvizinha. Diante disso, conclui-se que o uso do TCE consiste em uma importante estratégia de mediação do conhecimento científico, dos saberes populares, dos mitos e crenças com os indivíduos, contribuindo de forma significativa para a popularização da ciência.