Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELEMENTOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, MÉTODO COLABORATIVO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36705
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 652
    "inscrito_id" => 2766
    "titulo" => "ELEMENTOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "A formação continuada é parte integrante de uma boa atuação profissional, onde os professores necessitam de um tempo e ambiente propícios para se pensar e repensar o seu fazer cotidiano e o método colaborativo se torna elemento importante nesse contexto. Compreende-se que a formação continuada é relevante para a transformação do professor, no qual através de estudos, pesquisas e reflexões proporcionada pelos programas de formação continuada, pode recriar o seu entendimento como professor, tornando-os assim, passível de mudança possibilitada pela troca de experiências, novas vivências e pesquisas, ampliando seu jeito de ver e pensar a sua prática. Este estudo visou analisar as contribuições da formação continuada dos professores de Educação Física dos Centros de Referencias da Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB e sua aproximação com o método colaborativo. Os sujeitos analisados foram o coordenador e 9 professores participantes do projeto e a coleta se deu através de entrevista semi-estruturada e análise documental. Os encontros entre professores e coordenação acontecem quinzenalmente e se estruturam em: apresentação, informes, relatos das experiências, compartilhamento de saberes e planejamento de atividades quinzenais. Segundo os professores entrevistados a estrutura de desenvolvimento da formação traz grandes contribuições como novos conhecimentos, troca de experiências, resolução de problemas, dentre outros. Isso mostra que a referida formação está intimamente relacionada ao método colaborativo, ou seja, ela contém muitos elementos inerentes a esse método."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, MÉTODO COLABORATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2766_31082017212656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUSANA DE JESUS SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "SUSANA"
    "autor_email" => "susanajs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36705
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 652
    "inscrito_id" => 2766
    "titulo" => "ELEMENTOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "A formação continuada é parte integrante de uma boa atuação profissional, onde os professores necessitam de um tempo e ambiente propícios para se pensar e repensar o seu fazer cotidiano e o método colaborativo se torna elemento importante nesse contexto. Compreende-se que a formação continuada é relevante para a transformação do professor, no qual através de estudos, pesquisas e reflexões proporcionada pelos programas de formação continuada, pode recriar o seu entendimento como professor, tornando-os assim, passível de mudança possibilitada pela troca de experiências, novas vivências e pesquisas, ampliando seu jeito de ver e pensar a sua prática. Este estudo visou analisar as contribuições da formação continuada dos professores de Educação Física dos Centros de Referencias da Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB e sua aproximação com o método colaborativo. Os sujeitos analisados foram o coordenador e 9 professores participantes do projeto e a coleta se deu através de entrevista semi-estruturada e análise documental. Os encontros entre professores e coordenação acontecem quinzenalmente e se estruturam em: apresentação, informes, relatos das experiências, compartilhamento de saberes e planejamento de atividades quinzenais. Segundo os professores entrevistados a estrutura de desenvolvimento da formação traz grandes contribuições como novos conhecimentos, troca de experiências, resolução de problemas, dentre outros. Isso mostra que a referida formação está intimamente relacionada ao método colaborativo, ou seja, ela contém muitos elementos inerentes a esse método."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, MÉTODO COLABORATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2766_31082017212656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUSANA DE JESUS SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "SUSANA"
    "autor_email" => "susanajs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A formação continuada é parte integrante de uma boa atuação profissional, onde os professores necessitam de um tempo e ambiente propícios para se pensar e repensar o seu fazer cotidiano e o método colaborativo se torna elemento importante nesse contexto. Compreende-se que a formação continuada é relevante para a transformação do professor, no qual através de estudos, pesquisas e reflexões proporcionada pelos programas de formação continuada, pode recriar o seu entendimento como professor, tornando-os assim, passível de mudança possibilitada pela troca de experiências, novas vivências e pesquisas, ampliando seu jeito de ver e pensar a sua prática. Este estudo visou analisar as contribuições da formação continuada dos professores de Educação Física dos Centros de Referencias da Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB e sua aproximação com o método colaborativo. Os sujeitos analisados foram o coordenador e 9 professores participantes do projeto e a coleta se deu através de entrevista semi-estruturada e análise documental. Os encontros entre professores e coordenação acontecem quinzenalmente e se estruturam em: apresentação, informes, relatos das experiências, compartilhamento de saberes e planejamento de atividades quinzenais. Segundo os professores entrevistados a estrutura de desenvolvimento da formação traz grandes contribuições como novos conhecimentos, troca de experiências, resolução de problemas, dentre outros. Isso mostra que a referida formação está intimamente relacionada ao método colaborativo, ou seja, ela contém muitos elementos inerentes a esse método.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.