A formação continuada é parte integrante de uma boa atuação profissional, onde os professores necessitam de um tempo e ambiente propícios para se pensar e repensar o seu fazer cotidiano e o método colaborativo se torna elemento importante nesse contexto. Compreende-se que a formação continuada é relevante para a transformação do professor, no qual através de estudos, pesquisas e reflexões proporcionada pelos programas de formação continuada, pode recriar o seu entendimento como professor, tornando-os assim, passível de mudança possibilitada pela troca de experiências, novas vivências e pesquisas, ampliando seu jeito de ver e pensar a sua prática. Este estudo visou analisar as contribuições da formação continuada dos professores de Educação Física dos Centros de Referencias da Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB e sua aproximação com o método colaborativo. Os sujeitos analisados foram o coordenador e 9 professores participantes do projeto e a coleta se deu através de entrevista semi-estruturada e análise documental. Os encontros entre professores e coordenação acontecem quinzenalmente e se estruturam em: apresentação, informes, relatos das experiências, compartilhamento de saberes e planejamento de atividades quinzenais. Segundo os professores entrevistados a estrutura de desenvolvimento da formação traz grandes contribuições como novos conhecimentos, troca de experiências, resolução de problemas, dentre outros. Isso mostra que a referida formação está intimamente relacionada ao método colaborativo, ou seja, ela contém muitos elementos inerentes a esse método.