CAMPELO, Dominique De Melo Franco. O papel do mediador de ensino em sala regular. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37845>. Acesso em: 22/11/2024 06:32
O presente estudo busca analisar e refletir o papel do mediador em sala regular, evidenciando as dificuldades encontradas por esses profissionais e suas responsabilidades em relação à inclusão das crianças com deficiência. Para tanto, descreve-se um relato de experiência, cujo objetivo é demonstrar a experiência enquanto mediadora de ensino. Aliado a essa descrição, foi realizado um estudo de ordem bibliográfica, tendo sido revisitado a literatura a cerca dos temas sobre inclusão e o papel do mediador na escola. Os resultados demonstram que o quão importante é o mediador de ensino no processo de ensino-aprendizagem do aluno deficiente, devendo este ser visto como um auxiliador no processo de inclusão escolar, oferecendo sustentação à subjetividade da criança para que a mesma encontre a possibilidade de um lugar em sua singularidade. Devendo também o espaço do mediador ser melhor delimitado e compreendido dentro do ambiente escolar.