Este estudo tem como objetivo apresentar o Tangram como um instrumento facilitador da compreensão de conceitos sobre conteúdos de geometria plana, em forma de jogo, auxiliando os alunos de forma lúdica e divertida. Com o objetivo de mostrar o jogo, é relatado como a sua construção pode contribuir para que o aluno entenda o conteúdo proposto e veja a aula de forma mais atraente. A escolha de jogos para as aulas de matemática deve seguir alguns critérios para que se obtenham bons resultados na aprendizagem, tais como: objetivos claros do jogo, adequação à série onde vai ser utilizado e construir pontes entre os conceitos matemáticos estudados e o jogo. Este artigo discorre de uma experiência vivenciada na construção do Tangram com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal em Cupira-PE. Com o objetivo de sugerir aos alunos a criar o seu próprio Tangram, despertando o interesse de exercitar a concentração e imaginação ao montar as figuras manualmente e a entender a manipulação das peças, já que, a maioria dos jogos utilizados nas escolas são jogos industrializados. É importante ressaltar que os professores desse nível de ensino estejam dispostos a participar deste processo tanto quanto seus alunos, gerando experiências bem-sucedidas de construção do conhecimento.