A presente pesquisa científica em andamento vem analisar o estágio curricular supervisionado e seu impacto na formação inicial docente. Sua importância se justifica empiricamente pelo fato de muitos professores chegarem ao seu campo de trabalho que são as escolas de Educação Básica despreparados para a prática docente, e pela Literatura de autores de referencial marxista que tratam da dialética entre teoria e prática. Trata-se de um Estudo de Caso, com enfoque qualitativo e dedutivo. A pesquisa de campo conta com duas instituições de ensino coparticipantes, sendo uma de Ensino Superior (curso de Pedagogia) e a outra de Educação Básica. A amostragem da instituição de Ensino Superior é composta de 62 sujeitos, sendo 52 estudantes e 10 docentes, aos quais foram aplicados um questionário fechado. A amostragem da escola de Educação Básica é composta por 8 sujeitos, sendo 3 da equipe diretiva e os demais professores (um de cada série/ano, do 1º ao 5º ano), que responderam a uma entrevista semiestruturada. Além das entrevistas e questionários também são utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica com referencial marxista e análise documental. Como resultados parciais temos os estudantes e docentes do curso de Pedagogia reconhecendo que os objetivos do estágio são a aproximação da realidade e a oportunidade de relacionar os aportes teóricos com a prática em sala de aula; que o estágio é de observação e que não existem regências por serem opcionais; e por fim que a supervisão e controle são feitos através de relatórios e fichas. A literatura nos apresenta claramente a necessidade de o estágio ser o momento de construção do conhecimento através das vivências e experiências dos estudantes estagiários. Concluímos preliminarmente que os resultados indicam uma reestruturação da prática do estágio, de tal modo que haja equilíbrio entre teoria e prática.