As atividades lúdicas são importantes na construção e na formação das crianças uma vez que contribuem no desenvolvimento motor, cognitivo tornando a aprendizagem mais divertida e prazerosa. Sendo assim este estudo busca analisar de que forma o brincar contribui na aprendizagem da criança? Por meio dessa indagação foi possível investigar como o brincar é trabalhado no ambiente escolar, averiguando as diversas maneiras de brincadeiras utilizadas e como as crianças reagem diante das práticas lúdicas. O presente artigo enfatiza como a comunidade escolar concebe a importância do brincar no ambiente escolar e extraclasse, verificando as potencialidades e habilidades cognitivas desenvolvidas na criança pelo ato de brincar e a importância do brinquedo no processo de ensino e aprendizagem da criança. Neste estudo teve-se como abordagem metodológica a pesquisa de campo que ocorreu na escola Piaget, localizada na Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro S/N, Bairro Bulungão, em Água Branca Piauí. A pesquisa de campo é de cunho exploratório com abordagem qualitativa, e aplicação de questionários com perguntas semi-estruturadas. Os teóricos que fundamentaram o trabalho foram: Vygotsky (1998); Piaget (2003) e Kishimoto (2012). Os resultados obtidos diante da pesquisa foram contemplados com êxito em relação às habilidades desenvolvidas pela criança nessa fase da vida, e foi possível constatar a relevância do brincar e sua colaboração no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e que a escola é um meio incentivador de novas práticas em sala de aula e extraclasse na Educação Infantil, ressaltando a importância que essas atividades desenvolvem nas crianças nessa fase onde elas estão no processo de formação do ser social.