Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA PIAGET EM ÁGUA BRANCA-PI

Palavra-chaves: BRINCAR, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37565
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 1157
    "titulo" => "O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA PIAGET EM ÁGUA BRANCA-PI"
    "resumo" => "As atividades lúdicas são importantes na construção e na formação das crianças uma vez que contribuem no desenvolvimento motor, cognitivo tornando a aprendizagem mais divertida e prazerosa.   Sendo assim este estudo busca analisar de que forma o brincar contribui na aprendizagem da criança? Por meio dessa indagação foi possível investigar como o brincar é trabalhado no ambiente escolar, averiguando as diversas maneiras de brincadeiras utilizadas e como as crianças reagem diante das práticas lúdicas. O presente artigo enfatiza como a comunidade escolar concebe a importância do brincar no ambiente escolar e extraclasse, verificando as potencialidades e habilidades cognitivas desenvolvidas na criança pelo ato de brincar e a importância do brinquedo no processo de ensino e aprendizagem da criança. Neste estudo teve-se como abordagem metodológica a pesquisa de campo que ocorreu na escola Piaget, localizada na Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro S/N, Bairro Bulungão, em Água Branca Piauí. A pesquisa de campo é de cunho exploratório com abordagem qualitativa, e aplicação de questionários com perguntas semi-estruturadas. Os teóricos que fundamentaram o trabalho foram: Vygotsky (1998); Piaget (2003) e Kishimoto (2012). Os resultados obtidos diante da pesquisa foram contemplados com êxito em relação às habilidades desenvolvidas pela criança nessa fase da vida, e foi possível constatar a relevância do brincar e sua colaboração no processo de ensino-aprendizagem  na Educação Infantil e que a escola é um meio incentivador de novas práticas em sala de aula e extraclasse na Educação Infantil, ressaltando a importância que essas atividades desenvolvem nas crianças nessa fase onde elas estão no processo de formação do ser social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "BRINCAR, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1157_05082017132907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILANI FERREIRA FEITOSA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "VILANI FEITOSA"
    "autor_email" => "vilaniamaral2011@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ(UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37565
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 1157
    "titulo" => "O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA PIAGET EM ÁGUA BRANCA-PI"
    "resumo" => "As atividades lúdicas são importantes na construção e na formação das crianças uma vez que contribuem no desenvolvimento motor, cognitivo tornando a aprendizagem mais divertida e prazerosa.   Sendo assim este estudo busca analisar de que forma o brincar contribui na aprendizagem da criança? Por meio dessa indagação foi possível investigar como o brincar é trabalhado no ambiente escolar, averiguando as diversas maneiras de brincadeiras utilizadas e como as crianças reagem diante das práticas lúdicas. O presente artigo enfatiza como a comunidade escolar concebe a importância do brincar no ambiente escolar e extraclasse, verificando as potencialidades e habilidades cognitivas desenvolvidas na criança pelo ato de brincar e a importância do brinquedo no processo de ensino e aprendizagem da criança. Neste estudo teve-se como abordagem metodológica a pesquisa de campo que ocorreu na escola Piaget, localizada na Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro S/N, Bairro Bulungão, em Água Branca Piauí. A pesquisa de campo é de cunho exploratório com abordagem qualitativa, e aplicação de questionários com perguntas semi-estruturadas. Os teóricos que fundamentaram o trabalho foram: Vygotsky (1998); Piaget (2003) e Kishimoto (2012). Os resultados obtidos diante da pesquisa foram contemplados com êxito em relação às habilidades desenvolvidas pela criança nessa fase da vida, e foi possível constatar a relevância do brincar e sua colaboração no processo de ensino-aprendizagem  na Educação Infantil e que a escola é um meio incentivador de novas práticas em sala de aula e extraclasse na Educação Infantil, ressaltando a importância que essas atividades desenvolvem nas crianças nessa fase onde elas estão no processo de formação do ser social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "BRINCAR, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1157_05082017132907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILANI FERREIRA FEITOSA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "VILANI FEITOSA"
    "autor_email" => "vilaniamaral2011@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ(UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As atividades lúdicas são importantes na construção e na formação das crianças uma vez que contribuem no desenvolvimento motor, cognitivo tornando a aprendizagem mais divertida e prazerosa. Sendo assim este estudo busca analisar de que forma o brincar contribui na aprendizagem da criança? Por meio dessa indagação foi possível investigar como o brincar é trabalhado no ambiente escolar, averiguando as diversas maneiras de brincadeiras utilizadas e como as crianças reagem diante das práticas lúdicas. O presente artigo enfatiza como a comunidade escolar concebe a importância do brincar no ambiente escolar e extraclasse, verificando as potencialidades e habilidades cognitivas desenvolvidas na criança pelo ato de brincar e a importância do brinquedo no processo de ensino e aprendizagem da criança. Neste estudo teve-se como abordagem metodológica a pesquisa de campo que ocorreu na escola Piaget, localizada na Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro S/N, Bairro Bulungão, em Água Branca Piauí. A pesquisa de campo é de cunho exploratório com abordagem qualitativa, e aplicação de questionários com perguntas semi-estruturadas. Os teóricos que fundamentaram o trabalho foram: Vygotsky (1998); Piaget (2003) e Kishimoto (2012). Os resultados obtidos diante da pesquisa foram contemplados com êxito em relação às habilidades desenvolvidas pela criança nessa fase da vida, e foi possível constatar a relevância do brincar e sua colaboração no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e que a escola é um meio incentivador de novas práticas em sala de aula e extraclasse na Educação Infantil, ressaltando a importância que essas atividades desenvolvem nas crianças nessa fase onde elas estão no processo de formação do ser social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.