A Educação Integral através da ampliação do tempo escolar tem ganhado respaldo legal e alinhamento pedagógico ao longo da ultima década, apesar de ser defendida como aporte educacional que corrige distorções sociais no Brasil desde 1920, através do movimento Escola Nova, que teve como um dos principais nomes, Anísio Teixeira. O objetivo desta pesquisa foi o de estudar o processo de implantação das Escolas Municipais de Tempo Integral do Recife – PE, na percepção e apropriação pedagógica pelos professores que migraram para este modelo educacional. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, no qual se utilizaram como instrumentos para coleta dos dados, questionário aplicado junto aos professores atuantes nas seis Escolas Municipais de Tempo Integral do Recife, e Grupo Focal, com participação de sete professores das escolas integrais do Recife. Os resultados demonstram que 57% dos professores acham o modelo de escola integral do Recife como Regular. Ao abordarmos o grau de conhecimento sobre o tema escola integral e educação integral temos um percentual de 58,63% de regular. O que nos chama a atenção para a necessidade de formação específica para estes profissionais acerca do tema. Os dados obtidos também revelam que a práxis destes profissionais fica comprometida, e que 86,20% apontam a necessidade de formação continuada na perspectiva de escola integral. Também pode-se visualizar que 58,63% dos professores nunca participou de curso a distância, mas que os professores se propõem a uma formação continuada através da modalidade EAD.