Pretendemos, neste trabalho, refletir, a partir do estágio supervisionado, acerca da prática pedagógica de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no contexto do ensino fundamental. A experiência de estágio supervisionado foi realizada em uma escola pública municipal localizada em uma cidade no interior do Estado do Ceará. O estágio na escola consistiu em compreender os objetos, objetivos e estratégias de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. A reflexão foi tecida a partir da vivência em sala de aula e ancorada à luz de referenciais teóricos (MARCUSCHI, 2008; SUASSUNA, 2011; GERALDI, 1992; PIMENTA; LIMA, 2012; TARDIF, 2014; JARDILINO, 2008; FREITAS, 2011) e, de documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (BRASIL, 1997; 1998). Os conhecimentos obtidos na faculdade possibilitaram um suporte para repensar os conteúdos durante as regências de forma clara e com competência. A partir do estágio pudemos observar, participar e reger, além de compreender o papel do educador dentro do ambiente escolar. É nesse momento que podemos notar as diferenças do que foi apresentado na faculdade e o que vivenciamos no ambiente escolar. De um lado há as reflexões e correntes teóricas impostas para uma educação bem-sucedida e do outro há a realidade escolar com todos os seus problemas e singularidades. Como estagiária, utilizei desse momento para encontrar minhas limitações e superá-las, aprimorando meus conhecimentos para a realização de uma prática eficiente. Contudo, a disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa proporcionou construir uma outra realidade do ensino fundamental, além de instigar a pensar na importância que um docente exerce sobre a formação do aluno e no seu processo de ensino-aprendizagem. Ressaltamos ainda que o estágio é essencial na construção de experiências profissionais docentes.