O presente trabalho busca relatar a experiência de uma oficina de vídeo ambiental desenvolvida com alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas do Recife, Pernambuco, tendo como fundamentos a perspectiva crítica da educação ambiental e o potencial do cinema como ferramenta pedagógica. A educação ambiental crítica se propõe a refletir e mudar valores, hábitos e atitudes individuais e coletivas, buscando a transformação e construção de uma nova sociedade. O cinema pode ser um importante aliado nesse processo, uma vez que permite a releitura do mundo e desenvolve o protagonismo, a sensibilidade, a coletividade e a responsabilidade dos envolvidos na produção audiovisual. Tal oficina foi desenvolvida ao longo de cinco dias e trabalhou, de forma interligada, aspectos teóricos e práticos da educação ambiental e do cinema, sendo produzidos ao final dois curta-metragens. A avaliação das atividades ocorreu a partir de dinâmicas realizadas com os próprios alunos e reflexões de auto-avaliação desenvolvidas pelas ministrantes. Os alunos de ambas as escolas avaliaram positivamente as ações, em particular as discussões acerca do conceito de meio ambiente e dos elementos da composição fotográfica, além das experiências práticas de produção audiovisual no campo ambiental. Apontaram como necessidades de aperfeiçoamento a etapa de edição, que poderia ser trabalhada mais coletivamente. Concebemos que as atividades desenvolvidas não possuem um fim por si só, mas apresentam grandes possibilidades de transformação dos jovens e comunidades envolvidas, seja devido à percepção diferenciada de mundo que o fazer cinema possibilita desenvolver, além de fortalecer a auto-estima e a capacidade de trabalhar e gerar um produto coletivamente.