Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIALOGANDO ENTRE MEIO AMBIENTE E CINEMA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE UMA OFICINA DE VÍDEO AMBIENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, AUDIOVISUAL, CINEMA AMBIENTAL, ESCOLA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36444
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4618
    "inscrito_id" => 9129
    "titulo" => "DIALOGANDO ENTRE MEIO AMBIENTE E CINEMA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE UMA OFICINA DE VÍDEO AMBIENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho busca relatar a experiência de uma oficina de vídeo ambiental desenvolvida com alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas do Recife, Pernambuco, tendo como fundamentos a perspectiva crítica da educação ambiental e o potencial do cinema como ferramenta pedagógica. A educação ambiental crítica se propõe a refletir e mudar valores, hábitos e atitudes individuais e coletivas, buscando a transformação e construção de uma nova sociedade. O cinema pode ser um importante aliado nesse processo, uma vez que permite a releitura do mundo e desenvolve o protagonismo, a sensibilidade, a coletividade e a responsabilidade dos envolvidos na produção audiovisual. Tal oficina foi desenvolvida ao longo de cinco dias e trabalhou, de forma interligada, aspectos teóricos e práticos da educação ambiental e do cinema, sendo produzidos ao final dois curta-metragens. A avaliação das atividades ocorreu a partir de dinâmicas realizadas com os próprios alunos e reflexões de auto-avaliação desenvolvidas pelas ministrantes. Os alunos de ambas as escolas avaliaram positivamente as ações, em particular as discussões acerca do conceito de meio ambiente e dos elementos da composição fotográfica, além das experiências práticas de produção audiovisual no campo ambiental. Apontaram como necessidades de aperfeiçoamento a etapa de edição, que poderia ser trabalhada mais coletivamente. Concebemos que as atividades desenvolvidas não possuem um fim por si só, mas apresentam grandes possibilidades de transformação dos jovens e comunidades envolvidas, seja devido à percepção diferenciada de mundo que o fazer cinema possibilita desenvolver, além de fortalecer a auto-estima e a capacidade de trabalhar e gerar um produto coletivamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, AUDIOVISUAL, CINEMA AMBIENTAL, ESCOLA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID9129_16102017231108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE ANDRADE DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE CARVALHO"
    "autor_email" => "daniele.acarvalho@gmail.c"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36444
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4618
    "inscrito_id" => 9129
    "titulo" => "DIALOGANDO ENTRE MEIO AMBIENTE E CINEMA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE UMA OFICINA DE VÍDEO AMBIENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho busca relatar a experiência de uma oficina de vídeo ambiental desenvolvida com alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas do Recife, Pernambuco, tendo como fundamentos a perspectiva crítica da educação ambiental e o potencial do cinema como ferramenta pedagógica. A educação ambiental crítica se propõe a refletir e mudar valores, hábitos e atitudes individuais e coletivas, buscando a transformação e construção de uma nova sociedade. O cinema pode ser um importante aliado nesse processo, uma vez que permite a releitura do mundo e desenvolve o protagonismo, a sensibilidade, a coletividade e a responsabilidade dos envolvidos na produção audiovisual. Tal oficina foi desenvolvida ao longo de cinco dias e trabalhou, de forma interligada, aspectos teóricos e práticos da educação ambiental e do cinema, sendo produzidos ao final dois curta-metragens. A avaliação das atividades ocorreu a partir de dinâmicas realizadas com os próprios alunos e reflexões de auto-avaliação desenvolvidas pelas ministrantes. Os alunos de ambas as escolas avaliaram positivamente as ações, em particular as discussões acerca do conceito de meio ambiente e dos elementos da composição fotográfica, além das experiências práticas de produção audiovisual no campo ambiental. Apontaram como necessidades de aperfeiçoamento a etapa de edição, que poderia ser trabalhada mais coletivamente. Concebemos que as atividades desenvolvidas não possuem um fim por si só, mas apresentam grandes possibilidades de transformação dos jovens e comunidades envolvidas, seja devido à percepção diferenciada de mundo que o fazer cinema possibilita desenvolver, além de fortalecer a auto-estima e a capacidade de trabalhar e gerar um produto coletivamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, AUDIOVISUAL, CINEMA AMBIENTAL, ESCOLA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID9129_16102017231108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE ANDRADE DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE CARVALHO"
    "autor_email" => "daniele.acarvalho@gmail.c"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho busca relatar a experiência de uma oficina de vídeo ambiental desenvolvida com alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas do Recife, Pernambuco, tendo como fundamentos a perspectiva crítica da educação ambiental e o potencial do cinema como ferramenta pedagógica. A educação ambiental crítica se propõe a refletir e mudar valores, hábitos e atitudes individuais e coletivas, buscando a transformação e construção de uma nova sociedade. O cinema pode ser um importante aliado nesse processo, uma vez que permite a releitura do mundo e desenvolve o protagonismo, a sensibilidade, a coletividade e a responsabilidade dos envolvidos na produção audiovisual. Tal oficina foi desenvolvida ao longo de cinco dias e trabalhou, de forma interligada, aspectos teóricos e práticos da educação ambiental e do cinema, sendo produzidos ao final dois curta-metragens. A avaliação das atividades ocorreu a partir de dinâmicas realizadas com os próprios alunos e reflexões de auto-avaliação desenvolvidas pelas ministrantes. Os alunos de ambas as escolas avaliaram positivamente as ações, em particular as discussões acerca do conceito de meio ambiente e dos elementos da composição fotográfica, além das experiências práticas de produção audiovisual no campo ambiental. Apontaram como necessidades de aperfeiçoamento a etapa de edição, que poderia ser trabalhada mais coletivamente. Concebemos que as atividades desenvolvidas não possuem um fim por si só, mas apresentam grandes possibilidades de transformação dos jovens e comunidades envolvidas, seja devido à percepção diferenciada de mundo que o fazer cinema possibilita desenvolver, além de fortalecer a auto-estima e a capacidade de trabalhar e gerar um produto coletivamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.