Este trabalho tem por objetivo expor, de forma breve, as atividades realizadas com jogos educativos nas
aulas preparatórias para a OBMEP na Escola Estadual Dr. Edino Jales na cidade de Patu/RN, pois podemos
entender a OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas como uma grande
oportunidade para o desenvolvimento dos alunos. Sabe-se ainda que o subprojeto PIBID não só proporciona
aos alunos a adquirirem novos conhecimentos matemáticos como também oportuniza aos bolsistas
participantes a oportunidade de atuar junto à educação pública, fazendo com que viabilize o bolsista a ser um
profissional com mais excelência que incentive a busca por novas metodologias, tais como o lúdico no
âmbito escolar, que propiciem o desenvolvimento de atividades que estão vinculadas à melhoria do trabalho
dos profissionais da área do ensino matemático. Foram utilizados jogos de raciocínio lógico como o xadrez e
outros que citaremos ao longo do trabalho, foram feitas confecções de jogos e também utilizamos jogos
eletrônicos para uma melhor interação dos alunos com a tecnologia, onde ensinamos que a tecnologia pode
ser utilizada de maneira dinâmica e que eles possam absorver determinado conteúdo através disso. Durante o
relato de experiência iremos mostrar os resultados alcançados e como foram feitas as aplicações dos jogos.
Esse projeto foi uma atividade realizada no PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência, subprojeto da área de matemática do Campus Avançado de Patu – CAP, pelo referido grupo de
autores, juntamente com o orientador. Portanto, todo o estudo feito aqui é fruto do trabalho realizado em
sala de aula no referido programa PIBID.