O trabalho com a leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem sido algo de grande necessidade, haja visto, o desafio da escola em formar alunos leitores e produtores de texto. Para isso, cabe ao professor buscar estratégias capazes de favorecer o desenvolvimento cognitivo dos educandos, na busca de desenvolver o hábito de leitura destes. Para isso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do trabalho com a leitura de forma contextualizada para a formação de alunos leitores. Como referencial teórico, nos respaldamos em: Brasil (2014), Freire (2014), Charlot (2013), Soares (2014), dentre outros. A metodologia que alicerça essa pesquisa é de abordagem qualitativa, através de uma pesquisa bibliográfica e da realização de observações em sala de aula para reflexões acerca da temática em evidência. Os resultados apontam para a necessidade da escola buscar desenvolver um trabalho contextualizado com práticas eficazes de leitura e escrita, para a consolidação do processo de alfabetizar na perspectiva do letramento dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, acreditamos ser vital, o professor desenvolver seu planejamento tendo como referência o aluno, suas dificuldades e potencialidades, para que dessa forma, venha contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem dos mesmos.