O trabalho compreende um projeto de iniciação científica centrado no processo dialógico entre os gêneros discursivos Poesia e História em Quadrinho (HQ), no sentido de esmerar o ensino de leitura e produção textual. Nele averiguamos a construção de sentido a contar com situações de comunicação neles inseridas, transformando dizeres e absorvendo condições particulares de enunciados de acordo com uma dada esfera social e comunicativa. Por esse ângulo, o estudo concentra-se na teoria enunciativa de Bakhtin e o Círculo que trabalha a linguagem fundamentada em processos dialógicos constitutivos do texto. Desse modo, pontua-se uma forma de realização de leitura e produção de texto no intuito de pensar o discurso dentro de um contexto enunciativo da comunicação real dos sujeitos sociais ativos e responsivos. Para tanto, o corpus compreende a leitura das poesias infantis de Manuel Bandeira, avulsas nas suas mais diversas obras, na intenção de promover um novo discurso alicerçado na memória e na natureza real de produção de sentidos. Discorre-se, portanto, sobre a categoria de análise da teoria bakhtiniana como gênero discursivo, enunciado, sujeito, ideologia e dialogismo. O processo metodológico aponta professores em processo de licenciamento ou já licenciados na área de Pedagogia ou Letras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para usufruto desta atividade acadêmica, a qual preza quatro etapas de estudos: o gênero do discurso; a poética de Bandeira; a produção com alunos da rede pública de ensino e culminância dos trabalhos realizados. Os resultados buscam dinamizar a produção verbo-visual dos Quadrinhos a partir do gênero lírico, como também promover a criatividade do sujeito, acrescendo uma nova forma dele dialogar com os textos literários e criar o seu próprio sentido.