Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AEROGERADOR SAVONIUS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: LEI DE FARADAY, AEROGERADOR SAVONIUS, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35728
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 325
    "inscrito_id" => 5155
    "titulo" => "AEROGERADOR SAVONIUS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Sabe-se que atualmente a realidade do ensino de física é desconexa do cotidiano do aluno. Tendo em vista essa realidade, para a elaboração deste trabalho alguns pontos foram levados em consideração: adequação do experimento a realidade das escolas. No geral as escolas não possuem laboratórios, e mesmo possuindo, não são bem equipados; capacidade de atrair e despertar o interesse do estudante pela física, pois frequentemente é ensinada com foco na abstração e resolução de exercícios. A visualização concreta de um fenômeno através de um experimento ajuda a superar concepções prévias incorretas, pois o aluno consegue enxergar a física como algo concreto. Então foi proposto construir um protótipo experimental de um aerogerador de eixo vertical do tipo Savonius. Dentre as várias fontes renováveis de energias existentes, como: energia hidráulica, energia solar, biomassa, etc. O aerogerador utiliza como fonte de energia o vento. Em seu funcionamento o vento soprando através das pás, onde se encontra o rotor do aerogerador, que “captura" parte de sua energia cinética, fazendo girar o eixo do rotor sobre o um conjunto de bobinas (estator), variando o fluxo do campo magnético, e assim, gerando uma força eletromotriz induzida. Tal proposta baseia- se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que salienta que é preciso reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico e também porque contempla temas conceitualmente importantes para o ensino de Física, como por exemplo: Lei de Faraday Lenz, conversão de energia, circuitos elétricos, entre outros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LEI DE FARADAY, AEROGERADOR SAVONIUS, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5155_31072017184124.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYTON CLAUDINEI VICENTINI"
    "autor_nome_curto" => "NAYTON C. V."
    "autor_email" => "naytonvicentini@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35728
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 325
    "inscrito_id" => 5155
    "titulo" => "AEROGERADOR SAVONIUS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Sabe-se que atualmente a realidade do ensino de física é desconexa do cotidiano do aluno. Tendo em vista essa realidade, para a elaboração deste trabalho alguns pontos foram levados em consideração: adequação do experimento a realidade das escolas. No geral as escolas não possuem laboratórios, e mesmo possuindo, não são bem equipados; capacidade de atrair e despertar o interesse do estudante pela física, pois frequentemente é ensinada com foco na abstração e resolução de exercícios. A visualização concreta de um fenômeno através de um experimento ajuda a superar concepções prévias incorretas, pois o aluno consegue enxergar a física como algo concreto. Então foi proposto construir um protótipo experimental de um aerogerador de eixo vertical do tipo Savonius. Dentre as várias fontes renováveis de energias existentes, como: energia hidráulica, energia solar, biomassa, etc. O aerogerador utiliza como fonte de energia o vento. Em seu funcionamento o vento soprando através das pás, onde se encontra o rotor do aerogerador, que “captura" parte de sua energia cinética, fazendo girar o eixo do rotor sobre o um conjunto de bobinas (estator), variando o fluxo do campo magnético, e assim, gerando uma força eletromotriz induzida. Tal proposta baseia- se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que salienta que é preciso reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico e também porque contempla temas conceitualmente importantes para o ensino de Física, como por exemplo: Lei de Faraday Lenz, conversão de energia, circuitos elétricos, entre outros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LEI DE FARADAY, AEROGERADOR SAVONIUS, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5155_31072017184124.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYTON CLAUDINEI VICENTINI"
    "autor_nome_curto" => "NAYTON C. V."
    "autor_email" => "naytonvicentini@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Sabe-se que atualmente a realidade do ensino de física é desconexa do cotidiano do aluno. Tendo em vista essa realidade, para a elaboração deste trabalho alguns pontos foram levados em consideração: adequação do experimento a realidade das escolas. No geral as escolas não possuem laboratórios, e mesmo possuindo, não são bem equipados; capacidade de atrair e despertar o interesse do estudante pela física, pois frequentemente é ensinada com foco na abstração e resolução de exercícios. A visualização concreta de um fenômeno através de um experimento ajuda a superar concepções prévias incorretas, pois o aluno consegue enxergar a física como algo concreto. Então foi proposto construir um protótipo experimental de um aerogerador de eixo vertical do tipo Savonius. Dentre as várias fontes renováveis de energias existentes, como: energia hidráulica, energia solar, biomassa, etc. O aerogerador utiliza como fonte de energia o vento. Em seu funcionamento o vento soprando através das pás, onde se encontra o rotor do aerogerador, que “captura" parte de sua energia cinética, fazendo girar o eixo do rotor sobre o um conjunto de bobinas (estator), variando o fluxo do campo magnético, e assim, gerando uma força eletromotriz induzida. Tal proposta baseia- se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que salienta que é preciso reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico e também porque contempla temas conceitualmente importantes para o ensino de Física, como por exemplo: Lei de Faraday Lenz, conversão de energia, circuitos elétricos, entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.