Sabe-se que atualmente a realidade do ensino de física é desconexa do cotidiano do aluno. Tendo em vista essa realidade, para a elaboração deste trabalho alguns pontos foram levados em consideração: adequação do experimento a realidade das escolas. No geral as escolas não possuem laboratórios, e mesmo possuindo, não são bem equipados; capacidade de atrair e despertar o interesse do estudante pela física, pois frequentemente é ensinada com foco na abstração e resolução de exercícios. A visualização concreta de um fenômeno através de um experimento ajuda a superar concepções prévias incorretas, pois o aluno consegue enxergar a física como algo concreto. Então foi proposto construir um protótipo experimental de um aerogerador de eixo vertical do tipo Savonius. Dentre as várias fontes renováveis de energias existentes, como: energia hidráulica, energia solar, biomassa, etc. O aerogerador utiliza como fonte de energia o vento. Em seu funcionamento o vento soprando através das pás, onde se encontra o rotor do aerogerador, que “captura" parte de sua energia cinética, fazendo girar o eixo do rotor sobre o um conjunto de bobinas (estator), variando o fluxo do campo magnético, e assim, gerando uma força eletromotriz induzida. Tal proposta baseia- se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que salienta que é preciso reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relação com o contexto cultural, social, político e econômico e também porque contempla temas conceitualmente importantes para o ensino de Física, como por exemplo: Lei de Faraday Lenz, conversão de energia, circuitos elétricos, entre outros.