O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem a partir do conto “A língua das mariposas” de Manuel Rivas (1995). O conto retrata o medo de Moncho do primeiro dia de aula, depois de ouvir relatos de outras crianças sobre a escola, ele acredita que seu professor será autoritário e poderá lhe punir por qualquer erro. Após o primeiro contato com o professor, Dom Gregório, Moncho se encanta pela escola e pela simplicidade e sabedoria com que Dom Gregório ministra suas aulas. Porém, durante a guerra espanhola em que se encontra o seu país, o amado professor é punido pelos seus ideais. A relação professor-aluno retratada no conto apresenta um professor que trabalha com os alunos abordando o conhecimento que eles já possuem e os prepara para as adversidades que o cotidiano pode impor-lhes. Depois de conhecer Dom Gregório, Moncho passa a se empenhar nos estudos, além de nutrir grande admiração pelo referido professor. Para a realização deste trabalho usaremos como aporte teórico os estudos elaborados por Freire (1996), Rego (2010), Moura (1999) entre outros. Depois da leitura do conto “A língua das mariposas”, notamos a relevância da relação professor-aluno para o ensino-aprendizagem, pois através da prática utilizada por Dom Gregório, os alunos passam a fazer relação entre o conteúdo ensinado em sala de aula com o meio social que o aluno vive.