Nosso estudo configura-se como relatório parcial de iniciação científica do curso de Educação Física do Centro Universitário Facex – Unifacex e busca um entrelaçamento entre corpo, epistemologia e didática da Educação Física. Nossa perspectiva é uma investigação epistemológica para compreender a noção de corpo e didática a partir do primeiro livro sobre didática da Educação Física no Brasil. Temos como objetivos: a) Identificar a compreensão de corpo na obra “Introdução à Didática de Educação Física” de Alfredo Gomes de Faria Junior; b) identificar os seus fundamentos teóricos sobre didática. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica que situa a obra “Introdução à Didática da Educação Física” em seu contexto sócio-cultural e político, identificando a compreensão de corpo e didática apresentados, destacando seus pressupostos teóricos. Dessa forma, nota-se na obra um avanço ao reconhecer que a didática necessita ser pensada também da realidade, assim como, percebe-se limites ao fortalecer o discurso humanista e tecnicista. Por fim, com a realização desse estudo, ainda em andamento, percebemos que a área da educação física carece de uma reflexão que interligue didática, epistemologia e estudos do corpo, assim como, reconhecer a produção de conhecimento sobre educação física da época da ditadura militar que não necessariamente representa um atraso para área, mas demonstra ideias fecundas para pensar a didática da educação física e suas implicações para formação humana.