O presente relato de experiência é resultado da disciplina Estágio em Docência II, realizado pela discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista. O estágio foi realizado na turma do 8° ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Meira Barros, no primeiro semestre do ano letivo de 2017. Durante essa disciplina, os futuros docentes têm um primeiro contato com a realidade de uma sala de aula, evidenciando que, o estágio é uma atividade considerada necessária à formação de professor. Baseando-se nas falas descritas, a pesquisa foi desenvolvida de cargo exploratório, e teve o intuito de desenvolver uma atividade criativa durante o período de regência da discente, utilizando do material didático "Calendário fácil da menstruação", assim, apropriando-se do lúdico para torna-se mais fácil a execução do conteúdo “Ovulação, período menstrual e período fértil” em sala de aula, e desenvolver um melhor diálogo com os discentes acerca do tema.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Ciências Biológicas;