O trabalho focaliza a contribuição da didática na formação de licenciandos e na prática de professores recém-formados e atuantes em sala de aula. Os sujeitos envolvidos foram estudantes de diversas licenciaturas matriculados na disciplina de didática de uma universidade pública e professores que atuam em sala de aula. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário sobre as concepções de didática para os estudantes e do papel da didática na prática pedagógica para os professores. O estudo teve por objetivo geral: compreender a contribuição da didática na formação dos licenciandos e na prática dos docentes recém- formados. E como específicos: perceber o que os estudantes trazem no imaginário em relação à disciplina de didática; verificar que conceitos trazem em relação a essa área de conhecimento; identificar suas expectativas em relação ao aprendizado que será adquirido no decorrer do semestre e identificar que conhecimentos adquiridos na disciplina de didática contribuem para prática dos docentes nas escolas de Educação Básica. Os referenciais teóricos da pesquisa foram elaborados com base nas ideias de Cunha(1995), Veiga (2007, 2008), Farias (2009) Martins (2007, 2010), Imbernón (2001) e outros que discutem a didática, a formação de professores e os desafios que marcam essa relação entre a teoria e a prática. A metodologia qualitativa consistiu em análise dos dados coletados por meio do questionário e a realização de grupos de discussão em sala de aula na disciplina de didática. Os resultados são discutidos com base em eixos de análise: Que concepções os alunos de licenciatura trazem de didática? O que está no imaginário, construído no processo formativo, em relação a essa disciplina? O que esses alunos esperam conhecer durante o semestre? Em quê essa disciplina irá subsidiar a sua formação pedagógica para a docência?