Atualmente, existe uma grande preocupação por parte de profissionais envolvidos em Educação, no sentido de insistir na ideia de que a prática pedagógica precisa valorizar as tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Esta pesquisa busca valorizar a prática onde as situações de aprendizagem sejam variadas, com aulas diversificadas quando, acredita-se que através do jogo, a criança constrói novos conhecimentos e facilita a sua socialização atingindo duas funções: lúdica e educativa. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa adota uma metodologia participativa, baseada no encontro da criança com as atividades lúdicas, proporcionada pelos jogos como desencadeador de todo processo de aprendizagem. Os resultados alcançados tecem considerações sobre o jogo da matemática relacionado com as circunstâncias de aprendizagem matemática das crianças, o que desenvolve a imaginação e exige a tomada de iniciativas, desafiando a sua inteligência para encontrar soluções para os problemas. Através das atividades lúdicas e dos jogos, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando, configurando-se ainda mais que o uso de brincadeiras na matemática possibilita o desenvolvimento de conceitos para o desenvolvimento de diferentes habilidades. Neste sentido, defende-se a tese de que o lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, bem como na formação de sua personalidade.