O presente artigo define-se por um trabalho de conclusão de curso intitulado de DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E INCLUSÃO ESCOLAR: desafios da participação do aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino do Município de Governador Edison Lobão. O tema proposto faz referência aos entraves e perspectivas presentes no processo de inclusão das crianças com deficiência intelectual no ambiente escolar, com ênfase no atendimento educacional especializado em sala de recurso assegurado pela Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A deficiência intelectual caracteriza-se por um atraso cognitivo devido a limitações em diferentes níveis apresentados no funcionamento mental do cérebro, estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades a criança com esse atraso requer atenção especial por parte do educador e procedimentos didáticos específicos que devem ir ao encontro de suas necessidades, tendo em vista, que a mesma necessita de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e desenvolver as competências básicas ao alcance da autonomia. Este estudo é de extrema relevância para a construção do conhecimento teórico e prático e para o enriquecimento da formação nas áreas de Educação Inclusiva e Psicologia da Educação, ao meio acadêmico e comunidade em geral, por oportunizar acesso a informações mais aprofundado em relação ao processo de inclusão de crianças com deficiência intelectual na rede pública de ensino.