O presente trabalho se propõe a apresentar uma análise, a partir de pesquisas em livros e revistas publicadas em plataformas digitais sobre a temática da educação inclusiva e surdez, assim como compreender a importância do Atendimento Educacional Especializado- AEE como ferramenta para intervenção pedagógica no âmbito da escola comum junto aos sujeitos com essas necessidades especiais. Como metodologia para realização desta pesquisa, foi utilizado a pesquisa bibliográfica com base em materiais já elaborados por diversos autores sobre a temática e as fontes utilizadas para pesquisa foram livros que tratam da temática, artigos científicos e revistas especializadas publicados em plataformas digitais. Como resultado dessa análise entendemos que uma escola para todos, demanda a concepção de uma escola que receba, conheça e estime as diferenças em todos os andamentos de interação e aprendizados educativos. Articular a participação dos educandos movimenta a escola a novos protótipos educacionais. Quando tratamos do termo Educação Inclusiva não estamos falando apenas de estudantes com deficiência, mas de todos que dela fazem parte. Numa perspectiva inclusiva, a escola é, por dignidade, o espaço onde a influência mútua e a ação contínua de aprendizagem ocorrem e, assim, carece de ser o enfoco da atenção de todos os profissionais e comunidade escolar para distinguir, acolher e apreciar as singularidades dos educandos e a inclusão de sujeitos com surdez na escola comum estabelece a esta novos posicionamentos, provocando a necessidade de aperfeiçoamento dos educadores, pedagogos e funcionários, por meio de cursos na área da surdez, cursos estes que devem ser oferecidos pelo poder público, para que os mesmos possam atender aos educandos surdos de modo a promover-lhes probabilidades de alcançar avanços expressivos em sua aprendizagem