CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO “BRINCADEIRAS: EXPRESSÃO DE ALEGRIA”
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36254 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 858 "inscrito_id" => 1603 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO “BRINCADEIRAS: EXPRESSÃO DE ALEGRIA”" "resumo" => "Este artigo é um recorte do relatório feito durante o Estágio Supervisionado em Docência da Educação Infantil, componente da estrutura curricular da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e tem como objetivo geral alavancar nossas primeiras experiências da práxis docente e a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, como principal foco da atuação docente desenvolvida durante o mesmo, um momento importante e indispensável na formação de um futuro docente. Para tanto realizamos estudos, observações participante e regências em uma turma do Maternal I, composta por dezoito crianças, com dois anos de idade. Que foram vivenciadas em uma escola pertencente a rede pública do município de São Luís – MA. Para a fundamentação e análise dos dados utilizamos os seguintes autores: Batista (2008); Carneiro (2007); Menegolla (1992); Pimenta e Lima (2004), entre outros. Deliberamos elaborar esse projeto, pois as brincadeiras envolvem aspectos da coordenação e do equilíbrio. E as turmas do maternal, devem valorizar e ter em seu cotidiano jogos e brincadeiras que provoque evolução do desenvolvimento motor das crianças, além de demonstrar os valores da competição, colaboração, combinação, perda, ganho e respeito às regras. As conclusões revelam que não é tão fácil quanto dizem, está em um espaço com as crianças pequenas e pequeninas, é preciso estudar, planejar, revisar, reescrever e repensar tudo várias vezes. Não basta adentrar ao espaço, é preciso estar de corpo e alma presente. Apesar de serem pequenas, elas entendem o que estamos fazendo, quando temos segurança, quando estamos com dúvidas, são muito espertas e inteligentes, aprendem rápido. E quando percebem que estamos doando o nosso melhor, elas retribuem de uma maneira maravilhosa tudo o que propomos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, DOCÊNCIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1603_06092017125647.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TYCIANA VASCONCELOS BATALHA" "autor_nome_curto" => "TYCIANA BATALHA" "autor_email" => "alftyci@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36254 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 858 "inscrito_id" => 1603 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO “BRINCADEIRAS: EXPRESSÃO DE ALEGRIA”" "resumo" => "Este artigo é um recorte do relatório feito durante o Estágio Supervisionado em Docência da Educação Infantil, componente da estrutura curricular da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e tem como objetivo geral alavancar nossas primeiras experiências da práxis docente e a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, como principal foco da atuação docente desenvolvida durante o mesmo, um momento importante e indispensável na formação de um futuro docente. Para tanto realizamos estudos, observações participante e regências em uma turma do Maternal I, composta por dezoito crianças, com dois anos de idade. Que foram vivenciadas em uma escola pertencente a rede pública do município de São Luís – MA. Para a fundamentação e análise dos dados utilizamos os seguintes autores: Batista (2008); Carneiro (2007); Menegolla (1992); Pimenta e Lima (2004), entre outros. Deliberamos elaborar esse projeto, pois as brincadeiras envolvem aspectos da coordenação e do equilíbrio. E as turmas do maternal, devem valorizar e ter em seu cotidiano jogos e brincadeiras que provoque evolução do desenvolvimento motor das crianças, além de demonstrar os valores da competição, colaboração, combinação, perda, ganho e respeito às regras. As conclusões revelam que não é tão fácil quanto dizem, está em um espaço com as crianças pequenas e pequeninas, é preciso estudar, planejar, revisar, reescrever e repensar tudo várias vezes. Não basta adentrar ao espaço, é preciso estar de corpo e alma presente. Apesar de serem pequenas, elas entendem o que estamos fazendo, quando temos segurança, quando estamos com dúvidas, são muito espertas e inteligentes, aprendem rápido. E quando percebem que estamos doando o nosso melhor, elas retribuem de uma maneira maravilhosa tudo o que propomos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, DOCÊNCIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1603_06092017125647.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TYCIANA VASCONCELOS BATALHA" "autor_nome_curto" => "TYCIANA BATALHA" "autor_email" => "alftyci@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }