Nos últimos anos, o crescente interesse pelo uso das novas tecnologias na educação, em particular envolvendo a Internet, tem provocado mudanças no processo de ensino e aprendizagem. Dentre os diversos recursos tecnológicos disponíveis, os objetos de aprendizagem podem ser considerados grandes aliados no ensino. A sua adoção, em especial nas aulas de matemática, pode auxiliar os professores a enfrentarem dificuldades encontradas no entendimento dos mais diversos conteúdos, bem como no desenvolvimento de habilidades que permitam ao aluno aplicar o conhecimento adquirido em sala aula no seu dia a dia. Levando isto em consideração, este trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso que teve como objetivo avaliar o impacto da utilização de quatro objetos de aprendizagem direcionados ao ensino de conceitos básicos acerca do plano cartesiano. Os objetos foram desenvolvidos utilizando a linguagem de programação Scratch. O estudo de caso foi realizado com um grupo de alunos de uma turma do oitavo ano do ensino fundamental, incluindo o professor responsável pela disciplina de matemática. Os resultados apontam que os objetos de aprendizagem propostos mostraram-se bastante satisfatórios do ponto de vista dos aspectos operacionais, de usabilidade e de conteúdo, embora algumas sugestões de alterações tenham sido feitas. Os participantes reconhecem o uso dos objetos de aprendizagem como um importante recurso no processo de ensino e aprendizagem da matemática, com reflexo no bom rendimento dos alunos nas atividades propostas. Apesar de considerar este tipo de recurso útil no processo educacional e de possuir o interesse em adotar em sua prática pedagógica, o professor relatou problemas relacionados à infraestrutura do laboratório de informática da escola que impedem o desenvolvimento de atividades que exijam o uso dos computadores e da Internet em suas instalações.