Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, LETRAMENTO LITERÁRIO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de estágio supervisionado concernente ao ensino de Literatura, ocorrido em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Campina Grande/PB, em uma turma de 1° ano do Ensino Médio. Como sabemos, o ensino de Literatura é algo de suma importância para a formação dos alunos, uma vez que promove a reflexão acerca da sociedade e do próprio ser humano. Nessa perspectiva, Cosson (2006) ressalta que o ensino de Literatura na escola deve existir com vistas à formação leitora dos alunos, ou mais especificamente ao letramento literário. Para sua realização na escola, Cosson (2006) propõe a sistematização das aulas de Literatura em duas sequências, uma básica e outra expandida. Em nossa prática durante o estágio utilizamos a sequência básica, pois pode ser desenvolvida em um tempo mais reduzido e de forma mais simples. A sequência é formada fundamentalmente por quatro passos básicos, a saber: motivação, introdução, leitura e interpretação. Durante o estágio, buscamos desenvolver um trabalho de ensino de Literatura que pudesse envolver os alunos, através da interação e diálogo. Ao levar os textos para a sala de aula, procuramos lê-los e debatê-los amplamente, de modo que a turma pudesse refletir criticamente acerca deles. A temática elegida para o desenvolvimento de nossa sequência foi “O negro na sociedade”. Elegemos essa temática por ser atual e muito relevante, tendo em vista que traz a reflexão acerca da construção histórica da sociedade brasileira, revelando as dificuldades da inserção do negro nos mais diversos espaços sociais, as diferentes formas de preconceito e estereótipos difundidos ao longo da história, assim como a luta dos afrodescendentes pela autoafirmação frente a uma sociedade que ainda se mostra preconceituosa e excludente. Como aporte teórico, contamos com as contribuições teóricas de autores, a exemplo de Proença (2004), de Proença (2004), Lopes (2005), Costa e Bezerra (2013), Duarte (2005, 2008) e Colomer (2003).

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