SANTOS, Maria Renally Braga Dos et al.. A música na educação infantil. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/35486>. Acesso em: 23/12/2024 04:41
O presente artigo tem por objetivo discutir o trabalho com a música nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, bem como a importância desta linguagem para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças, desde mais tenra idade. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico, motivado pela atuação docente de coautoras deste artigo, neste nível de educação, junto a crianças da pré-escola, em instituição da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande- PB, bem como por nossa experiência acadêmica no curso de Pedagogia da UEPB, em estudos sobre o trabalho com a música para crianças na realidade escolar. Através desta experiência docente, caracterizada pela exploração, escuta e identificação de diferentes tipos de sons, bem como pela exploração do cancioneiro popular, através das cantigas de roda, pudemos observar, dentre outros, que o envolvimento das crianças com as práticas de musicalização, puderam contribuir para: o aguçamento da escuta e percepção de diferentes sons; a concentração e a criatividade na produção de sons em diferentes materiais. Nesta experiência, destacamos o trabalho de exploração dos sons que o próprio corpo pode produzir, pois quando pensamos em música logo nos remetemos a algum instrumento e por vezes esquecemos que o nosso corpo produz sonsmúsica. A música pode ser considerada uma ferramenta pedagógica que auxilia no desenvolvimento expressivo das crianças, assim como no desenvolvimento cognitivo e afetivo, despertando a criatividade e auxiliando na memorização, pelo fato de promover interação entre as crianças e situações lúdicas, que acabam por favorecer aprendizagens significativas e a estimulação do interesse das mesmas. Os profissionais da Educação Infantil precisam ter em mente que para se trabalhar a música na sua sala não se faz necessário o uso de recursos, por vezes considerados inalcançáveis (vários instrumentos, por exemplo). A reciclagem de alguns materiais pode ser uma significativa forma de se trabalhar com a música, pois instrumentos podem ser produzidos a partir dos materiais que muitas vezes são jogados no lixo. Concluímos que a música deve ser parte integrante das práticas pedagógicas para crianças pequenas, e considerada uma linguagem que favorece o desenvolvimento de capacidades cognitivas e expressivas. Neste artigo, procuraremos alimentar o desejo e a vontade de vivenciar experiências inovadoras com a música, em práticas pedagógicas da Educação Infantil.