Ao considerarmos o cenário atual da educação no Brasil, deparamo-nos com diversas problemáticas. Vivenciamos um período de decadência e descrédito do Sistema Educacional do nosso país em todos os seus segmentos. O que se nota é a existência de um ensino mecânico, bancário, comportamentalista, distante da realidade do aluno e sem finalidades sociais e culturais. Ensinar nunca foi tarefa fácil e, proporcionar através do ensino uma aprendizagem significativa é algo ainda mais difícil, empolgante e desafiador. É preciso ensinar Física dando ênfase ao fato de que a organização e construção dos conhecimentos físicos têm uma dinamicidade histórica e social. Cabe ao professor mostrar que tal desenvolvimento ocorreu e ainda ocorre em meio a rupturas onde se pode ampliar os conhecimentos existentes bem como superá-los por outros ainda mais fundamentados. Depreende-se então, que é papel do professor criar um ambiente em sala de aula que favoreça e estimule a participação dos estudantes. O aluno é responsável por sua transformação e o professor, por oferecer as condições necessárias para que ela ocorra. Durante as aulas, o professor precisa estimular a curiosidade dos estudantes apresentando-lhes desafios e problemas contextualizados. Neste trabalho, apresentamos o relato seguido de análise da sequência didática elaborada como proposta para o ensino do eletromagnetismo e aplicada numa escola de ensino médio da cidade de Alagoa Grande - PB. A referida proposta tinha como objetivos ser utilizada por outros professores de Física como ferramenta com potencial capaz de proporcionar tanto aos docentes como aos discentes aulas prazerosas e significativa despertando, portanto, a curiosidade, o interesse a criticidade destes últimos.