O presente artigo é resultado das ações realizadas no projeto PROBEX/2016 da Universidade Federal da Paraíba intitulado A escolarização que promove superação de dificuldades e necessidades de aprendizagem da vida de adolescentes residentes em casas de acolhimento, com o objetivo de compartilhar a experiência de extensão com estudantes de graduação de diferentes áreas do conhecimento e adolescentes residentes em Casas de Acolhimento. O projeto de extensão foi desenvolvido na perspectiva de potencializar a conexão entre o Ensino Superior e a Educação Básica, possibilitando a formação acadêmica e cidadã de discentes através de ações de cooperação e superação das necessidades e dificuldades de aprendizagem de adolescentes residentes em Casas de Acolhimento que apresentavam distorção idade/ano na escola. Como resultado das ações realizadas verificamos maior comprometimento de estudantes da graduação com a realidade social e educacional dos adolescentes, tendo retorno significativo o diálogo com a comunidade externa, potencializando o estimulo dos adolescentes no interesse pelo processo de escolarização, a partir do qual criamos o subprojeto LEHIA – Letramento e Escolarização a partir de Histórias Individuais para Autonomia. Consequentemente, houve também a contribuição para as ações de formação acadêmica no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão, considerando que no ano de 2016 tivemos dos próprios estudantes bolsistas e voluntários, artigos científicos apresentados em eventos locais e regionais, bem como pesquisas que resultaram em Trabalhos de Conclusão de Curso.