A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35300 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 2121 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ" "resumo" => "O presente artigo pretende estabelecer uma abordagem teórico-filosófica acerca da importância do ensino de filosofia para a formação do cidadão conforme estabelecido na justificativa para seu ensino nas leis da educação nacional. Nesse intuito traz para a discussão filósofos conhecidos na área educação, a exemplo de: Platão, Hegel, Deleuze e Félix Guattari entre outros. Partindo das reflexões feitas por tais filósofos desenvolve-se no texto argumentos que põe em evidência a atual situação do ensino de filosofia e ainda elabora sugestões que apontam para uma atividade filosófica que esteja comprometida cada vez mais com aquilo que a filosofia de fato é especialista, ou seja, com o jogo de criação-compreensão de conceitos. Uma proposta de ensino de filosofia que trabalhe a conceptualização como forma de colaborar com a educação real do cidadão se mostra imprescindível. Pois, a filosofia como matéria de ensino está entranhavelmente ligada a sua história e as questões metodológicas do seu ensino. Assim, procuramos desenvolver uma abordagem do tema que visa tratar de modo panorâmico sobre como se realizou, e como tem se realizado, o ensino de filosofia nas escolas de nível médio no Brasil. Também se propõe discutir algo que se mostra de grande relevância diante das atuais necessidades de justificativas para a presença da filosofia no Ensino Médio, pois a mesma traz em seu cerne a discussão acerca da importância que a filosofia tem no âmbito da formação do cidadão e qual o seu papel nesse processo. Desse modo, aborda-se na sua fundamentação teórica o processo de formação das leis que determinaram sua saída e seu regresso como disciplina aos currículos escolares nos estabelecimentos de ensino do país. Essa pesquisa revela-nos o papel que a filosofia teve, e o que ela tem, atualmente, no processo de educação básica do cidadão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAçãO, FILOSOFIA, CONCEITOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID2121_24072017122752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMAR DE SOUZA BARBOSA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "GILMAR VASCONCELOS" "autor_email" => "gilmar.filosofia@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35300 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 2121 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ" "resumo" => "O presente artigo pretende estabelecer uma abordagem teórico-filosófica acerca da importância do ensino de filosofia para a formação do cidadão conforme estabelecido na justificativa para seu ensino nas leis da educação nacional. Nesse intuito traz para a discussão filósofos conhecidos na área educação, a exemplo de: Platão, Hegel, Deleuze e Félix Guattari entre outros. Partindo das reflexões feitas por tais filósofos desenvolve-se no texto argumentos que põe em evidência a atual situação do ensino de filosofia e ainda elabora sugestões que apontam para uma atividade filosófica que esteja comprometida cada vez mais com aquilo que a filosofia de fato é especialista, ou seja, com o jogo de criação-compreensão de conceitos. Uma proposta de ensino de filosofia que trabalhe a conceptualização como forma de colaborar com a educação real do cidadão se mostra imprescindível. Pois, a filosofia como matéria de ensino está entranhavelmente ligada a sua história e as questões metodológicas do seu ensino. Assim, procuramos desenvolver uma abordagem do tema que visa tratar de modo panorâmico sobre como se realizou, e como tem se realizado, o ensino de filosofia nas escolas de nível médio no Brasil. Também se propõe discutir algo que se mostra de grande relevância diante das atuais necessidades de justificativas para a presença da filosofia no Ensino Médio, pois a mesma traz em seu cerne a discussão acerca da importância que a filosofia tem no âmbito da formação do cidadão e qual o seu papel nesse processo. Desse modo, aborda-se na sua fundamentação teórica o processo de formação das leis que determinaram sua saída e seu regresso como disciplina aos currículos escolares nos estabelecimentos de ensino do país. Essa pesquisa revela-nos o papel que a filosofia teve, e o que ela tem, atualmente, no processo de educação básica do cidadão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAçãO, FILOSOFIA, CONCEITOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID2121_24072017122752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMAR DE SOUZA BARBOSA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "GILMAR VASCONCELOS" "autor_email" => "gilmar.filosofia@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }