O presente texto tem por objetivo trazer o relato de pesquisa realizada sobre a formação de professoras no município de Portão, Rio Grande do Sul. A formação de professoras esta ligada diretamente a construção de uma educação de qualidade, pois perpassa desde o atendimento as crianças, proposito e finalidade de toda a estruturação democrática do ensino e as políticas de incentivo e construção de sistemas de atendimento. A metodologia utilizada foi estudo de caso focando, primeiramente nas políticas públicas municipais e em seguida direcionando para uma escola municipal de educação infantil. Estudos focados em pequenas realidades educacionais proporcionam a observação e análise das práticas das políticas públicas direcionadas especificamente a formação de professoras. Estudos que compreendem a elaboração, implementação e avaliação das políticas nos mostram especificidades que de acordo com Mainardes (2006) são o processo evolutivo e a própria finalidade da política. O contexto investigado seria o contexto de uma macropolítica – quando analisamos a formação de professores na perspectiva de nível federal propostas pelo Ministério de Educação e as micropolíticas quando observamos o contexto da escola, no campo da prática sobre como essas políticas são compreendidas e utilizadas pelos professores. Assim pesquisamos o contexto especifico da escola e desta as relações que se estabelecem entre os sujeitos, sendo algumas vezes, o terreno das políticas o campo de contestação na prática, de acordo com Ozga (2001). Os resultados da pesquisa demostram políticas para a formação de professoras que contribuem para o desenvolvimento da educação infantil no município, pois encontramos investimentos adequados ao crescimento profissionais dos docentes no quadro de carreira municipe. Concluímos a investigação confirmando a hipótese de que quando ocorrem investimentos planejados na formação de professoras estes contribuem para o desenvolvimento e avanço na qualidade da educação pública oferecida pelo município.