Esta pesquisa é fruto do projeto Profissão Docente na Educação Básica da Bahia, do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na educação Básica – DIVERSO vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as condições do trabalho do professor no ensino fundamental (anos iniciais) da Rede Municipal de Educação de Salvador, analisando o processo de constituição da profissão docente. Como perspectiva metodológica optei pela abordagem quali-quanti realizada através da aplicação de um questionário e o uso de entrevista semi-estruturada com professores de uma das escolas da Rede Municipal de Salvador, recorte específico utilizado para este estudo. Para isto, foram discutidas as condições do trabalho docente e a profissionalização tendo como aporte teórico as contribuições de diferentes autores, como: Nóvoa (1999), Oliveira (2010), Tardif (2010), Gatti (2011), entre outros. Os resultados apresentados ao longo do estudo abordaram que mesmo com mudanças relevantes em relação à profissão docente questões como:precarização, desvalorização e flexibilização merecem ser estudadas e analisadas a partir do processo de constituição da profissão docente como uma construção sócio-histórica e como esta construção afeta as condições do trabalho dos professores e consequentemente a sociedade neste atual período.