A evasão como uma das expressões do fracasso escolar, tem feito parte da história da educação brasileira desde as primeiras iniciativas de organização de um sistema de ensino no país. Vários estudos têm apontado aspectos sociais considerados como determinantes da evasão escolar, dentre eles, a desestruturação familiar, o desemprego, a desnutrição, a responsabilidade financeira de um lar adquirida ainda na adolescência através de casamentos precoces, entre outros. Diante desse aspecto iremos verificar quais fatores tem contribuído para a evasão escolar entre os alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública da comunidade do Juá na Zona Rural do município de Caruaru/PE. Para isso, será necessário identificar os elementos causadores da evasão escolar. A partir da investigação dos sujeitos participantes da realidade educacional dentro do lócus desta pesquisa. Para tanto, utilizaremos um questionário semiestruturado, com questões abertas que será aplicado a um público de vinte e três sujeitos entre professores, alunos e pais de alunos. Teorias relacionadas ao problema da evasão escolar fundamentam essa pesquisa. Por fim, o trabalho defende a ideia de que a necessidade de complementar a renda familiar tem levado vários adolescentes e crianças abandonarem a escola.