A disciplina de química assim como as ciências naturais é vista pela maioria dos discentes como abstrata ou desconexa com o seu cotidiano, isso ocorre porque os alunos não conseguem associar o conteúdo ministrado em sala de aula com o seu saber de senso comum. Diante desse cenário que vem abarcado as nossas salas de aula cada vez mais na atualidade, o docente precisa buscar constantemente novas metodologias para que possa envolver os estudantes e assim promover um nítido ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo despertar nos discentes o interesse para o estudo da química por mediação de métodos alternativos (modelização), bem como, compreender como essas ocorrem ligações, diferenciando essas em iônica, covalente e metálica e representando suas fórmulas químicas. As atividades foram desenvolvidas na Escola Conhecer Educacional localizado no município de São José de Mipibu - RN. Ocorrendo no mês de Junho de 2017, sendo executava em três etapas, com estudantes do ensino fundamental II da turma do 9º ano no turno matutino. Diante da iniciação do conteúdo e uma imagem apresentada alguns alunos conseguiram perceber que se tratava de substâncias e compostos formados por meio de ligações entre os átomos e que esses podem se arranjar de maneira diferente. Posteriormente na elaboração e apresentação dos modelos pelos discentes, foi percebido que esses conseguiram assimilar as diferenças fundamentais entre os tipos de ligações químicas. A partir da utilização de metodologias alternativas, o ensino-aprendizagem fez-se mais dinâmico, prazeroso e criativo, onde a participação dos estudantes foi nitidamente evidente.