O presente trabalho traz um recorte da dissertação ‘Formação Continuada em Serviço: contribuições para a prática pedagógica de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental’, desenvolvida no âmbito do ProfLetras (Programa de Mestrado Profissional em Letras) e que teve como objetivo principal analisar quais os efeitos das formações continuadas na prática dos professores de Língua Portuguesa, refletindo sobre a oferta dessas formações e a efetivação, ou não, em sala de aula dos conceitos veiculados nelas. Para tanto, tomamos por base autores da área de formação de professores (BEHRENS, 2005 e outros); teóricos e pesquisadores do ensino de língua portuguesa (TRAVAGLIA,2008; ANTUNES,2003; GERALDI,1997; MENDONÇA, 2006; BEZERRA & REINALDO,2013) e documentos oficiais do ensino: PCN (1997,1998) e Parâmetros Curriculares de Pernambuco (2012). Para a composição do material de análise, realizamos vídeogravação de aulas e de formações continuadas (LOIZOS,2008; SADALLA & LAROCCA,2004). Neste artigo, apresentaremos os resultados obtidos especificamente no eixo ‘Análise Linguística’. Foi possível averiguar que as formações continuadas promovidas são satisfatórias, do ponto de vista teórico-metodológico, pois apresentam sintonia com as discussões atuais sobre o referido eixo de ensino. Entretanto, requerem ajuste nos aspectos de configuração da oferta (periodicidade, duração e formato), pois há dificuldades de efetivação do que se discute nos momentos formativos, já que, em sala de aula, foram constatadas práticas de linguagem discrepantes com as orientações oficiais para o trabalho com a Língua. Por fim, foi possível compreender que a formação continuada pode contribuir para construção de uma prática inovadora, mas os professores precisam, também estar comprometidos com a atualização de suas práticas ante às novas exigências educacionais.