O Ensino de Ciências por investigação deve envolver a participação ativa dos alunos em todas as fases da pesquisa, desde a formulação das questões, o levantamento de hipóteses, a busca por soluções, a análise dos resultados, até a discussão dos dados. Quando a atividade prática experimental é realizada da mesma forma como uma receita culinária, sem envolver essas etapas da investigação, recai-se no ensino tradicional, na transmissão-recepção passiva do conhecimento, inibindo a curiosidade e o potencial criativo dos estudantes. Diante esta perspectiva o presente trabalho buscou desenvolver aulas teórico/investigativas com práticas de experimentação para obtenção de conhecimentos no estudo das Células e característica do material genético o (DNA), em especifico a do “morango”, a partir de um processo crítico e reflexivo. A metodologia aplicada partiu de aulas realizadas na Escola Luz do Saber localizada em Camaragibe – PE, com um turma do 8º ano composta por 25 alunos aonde foram divididos (5) grupos com (5) componentes cada, composta por (3) três etapas para a realização das atividades investigativas. A aplicação dessas atividades proporcionou ações coordenadas entre o professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno propiciaram uma construção e re-construção do objeto de estudo, nesse caso o estudo das moléculas do DNA - Fragaria vesca (morango), proporcionando um conhecimento vasto conteúdos por meio de um processo coletivo e/ou individual.