Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM EXEMPLO DE ATIVIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO USANDO “STAR TREK”

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, FÍSICA MODERNA, MULTIDISCIPLINARIDADE, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38740
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 2733
    "titulo" => "UM EXEMPLO DE ATIVIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO USANDO “STAR TREK”"
    "resumo" => "É latente a importância da mídia na vida das pessoas no mundo contemporâneo. A forma como as informações são massificadas pelos meios eletrônicos (tais como a internet, a televisão, etc) tem impactado significativamente a maneira como as pessoas aprendem determinados conceitos. A mídia influi decisivamente no dia-a-dia das pessoas, transmitindo valores, por vezes de forma acrítica e superficial. A escola constantemente divide a atenção dos jovens com esses meios eletrônicos e, por vezes, se estabelece como rival. Entretanto, algumas dessas mídias têm nos oferecido um ferramental de ótima qualidade para propormos discussões relevantes em diversas áreas do conhecimento que podem ser aplicadas no contexto da escola. Particularmente, podemos citar os vídeos de ficção científica na abordagem, não só de conhecimentos sobre as ciências, mas também de discussões transversais. Apresentamos uma proposta que consiste na exibição, análise e discussão de conceitos científicos, sociais e filosóficos a partir de vídeos da série de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas). Essa série conta com divergentes roupagens desde a década de 60 do século passado. Ela aborda, desde então, diferentes temas sobre a natureza humana, suas relações interpessoais, com o meio e também com a tecnologia constituindo-se um material vasto para utilização em sala de aula. Revela-se ainda, no âmbito desta proposta, um caráter multidisciplinar à medida que as diversas situações e eventos apresentados nos vídeos remetem a diferentes disciplinas escolares (com foco especial na Física, na Biologia e na História). Pretendemos propiciar aos alunos do Ensino Médio uma atividade lúdico-pedagógica capaz de servir como meio de socialização e de aumento do interesse pelas disciplinas em questão, bem como constituir a base para uma pesquisa sobre as possibilidades de utilização da mídia como recurso educacional. Relataremos um caso especifico em que foi apresentado um vídeo de Star Trek que possibilitou trabalhar conceitos de Física Moderna."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FÍSICA MODERNA, MULTIDISCIPLINARIDADE, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2733_05062017152521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WAGNER SOUZA"
    "autor_email" => "profwagner@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38740
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 2733
    "titulo" => "UM EXEMPLO DE ATIVIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO USANDO “STAR TREK”"
    "resumo" => "É latente a importância da mídia na vida das pessoas no mundo contemporâneo. A forma como as informações são massificadas pelos meios eletrônicos (tais como a internet, a televisão, etc) tem impactado significativamente a maneira como as pessoas aprendem determinados conceitos. A mídia influi decisivamente no dia-a-dia das pessoas, transmitindo valores, por vezes de forma acrítica e superficial. A escola constantemente divide a atenção dos jovens com esses meios eletrônicos e, por vezes, se estabelece como rival. Entretanto, algumas dessas mídias têm nos oferecido um ferramental de ótima qualidade para propormos discussões relevantes em diversas áreas do conhecimento que podem ser aplicadas no contexto da escola. Particularmente, podemos citar os vídeos de ficção científica na abordagem, não só de conhecimentos sobre as ciências, mas também de discussões transversais. Apresentamos uma proposta que consiste na exibição, análise e discussão de conceitos científicos, sociais e filosóficos a partir de vídeos da série de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas). Essa série conta com divergentes roupagens desde a década de 60 do século passado. Ela aborda, desde então, diferentes temas sobre a natureza humana, suas relações interpessoais, com o meio e também com a tecnologia constituindo-se um material vasto para utilização em sala de aula. Revela-se ainda, no âmbito desta proposta, um caráter multidisciplinar à medida que as diversas situações e eventos apresentados nos vídeos remetem a diferentes disciplinas escolares (com foco especial na Física, na Biologia e na História). Pretendemos propiciar aos alunos do Ensino Médio uma atividade lúdico-pedagógica capaz de servir como meio de socialização e de aumento do interesse pelas disciplinas em questão, bem como constituir a base para uma pesquisa sobre as possibilidades de utilização da mídia como recurso educacional. Relataremos um caso especifico em que foi apresentado um vídeo de Star Trek que possibilitou trabalhar conceitos de Física Moderna."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FÍSICA MODERNA, MULTIDISCIPLINARIDADE, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2733_05062017152521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WAGNER SOUZA"
    "autor_email" => "profwagner@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

É latente a importância da mídia na vida das pessoas no mundo contemporâneo. A forma como as informações são massificadas pelos meios eletrônicos (tais como a internet, a televisão, etc) tem impactado significativamente a maneira como as pessoas aprendem determinados conceitos. A mídia influi decisivamente no dia-a-dia das pessoas, transmitindo valores, por vezes de forma acrítica e superficial. A escola constantemente divide a atenção dos jovens com esses meios eletrônicos e, por vezes, se estabelece como rival. Entretanto, algumas dessas mídias têm nos oferecido um ferramental de ótima qualidade para propormos discussões relevantes em diversas áreas do conhecimento que podem ser aplicadas no contexto da escola. Particularmente, podemos citar os vídeos de ficção científica na abordagem, não só de conhecimentos sobre as ciências, mas também de discussões transversais. Apresentamos uma proposta que consiste na exibição, análise e discussão de conceitos científicos, sociais e filosóficos a partir de vídeos da série de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas). Essa série conta com divergentes roupagens desde a década de 60 do século passado. Ela aborda, desde então, diferentes temas sobre a natureza humana, suas relações interpessoais, com o meio e também com a tecnologia constituindo-se um material vasto para utilização em sala de aula. Revela-se ainda, no âmbito desta proposta, um caráter multidisciplinar à medida que as diversas situações e eventos apresentados nos vídeos remetem a diferentes disciplinas escolares (com foco especial na Física, na Biologia e na História). Pretendemos propiciar aos alunos do Ensino Médio uma atividade lúdico-pedagógica capaz de servir como meio de socialização e de aumento do interesse pelas disciplinas em questão, bem como constituir a base para uma pesquisa sobre as possibilidades de utilização da mídia como recurso educacional. Relataremos um caso especifico em que foi apresentado um vídeo de Star Trek que possibilitou trabalhar conceitos de Física Moderna.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.