O direito à educação, preconizado na Constituição Federal de 1988 (CF/1988), está em evidência nos últimos tempos, tendo em vista que uma boa formação educacional propicia ascensão e inclusão social. Assim, este trabalho de pesquisa descritiva-quantitativa tem como objetivo analisar quais recursos da Tecnologia da Informação (TI) hoje estão disponíveis nas escolas. Utiliza-se como referência um levantamento de dados feito por meio de uma pesquisa de opinião não-identificada, utilizando um questionário, que buscou informações sobre a utilização dos recursos da Tecnologia da Informação nas escolas urbanas da cidade de Floresta-PE. Através dos dados coletados foi possível gerar gráficos que permitiram uma análise detalhada dos resultados, evidenciando que a mera existência de programas que fomentam o uso da Tecnologia da Informação no âmbito educacional não garante o sucesso dessas iniciativas, fazendo-se mister a implementação de iniciativas complementares para a capacitação dos profissionais da educação quanto ao uso dessas tecnologias, a realização de investimentos na melhoria e também a manutenção da infraestrutura de TI dessas unidades escolares.