SILVA, Adna Maria Da. Aprendendo ontogênese através do jogo didático.. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/35858>. Acesso em: 22/11/2024 04:56
Ontogênese é o desenvolvimento do animal ao longo da vida, desde a fecundação até à sua morte, passando pelos diferentes estágios de desenvolvimento. As dificuldades que os alunos têm sobre esse conteúdo são diversas, pois além da ontogênese ser um conteúdo de grande complexidade, muitas vezes o professor utiliza apenas uma metodologia tradicional de forma fragmentada e distante da realidade dos alunos, que infelizmente acaba não levando uma aprendizagem significativa. A maioria dos alunos se preocupam apenas com a repercussão das notas que vão tirar, na necessidade de passar, assim acabam memorizando fatos, informações para atender as mínimas exigências escolares depois acabam esquecendo. É preciso que os alunos se apropriem do conhecimento cientifico e desenvolvam uma autonomia no pensar e no agir, e saber o porquê é importante aprender sobre ontogênese. Esse trabalho tem como objetivo utilizar o jogo como facilitador do processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos sobre ontogênese animal. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Ferreira Itajubá, na 2a série do ensino médio. Inicialmente foi aplicado um questionário para analisar os conhecimentos prévios dos alunos e em seguida elaborado uma sequência didática utilizando o jogo como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que através da utilização do jogo ocorreu uma maior interação entre os alunos, tornando a aula mais dinâmica e motivadora, favorecendo a construção de conhecimentos dentro do conteúdo abordado em que os alunos a partir da montagem das peças do quebra cabeça observaram as adaptações e função biológica e a interação do animal com o meio ambiente.