A história das disciplinas escolares, uma das mais recentes ramificações da história da educação, vem proporcionando um novo olhar ao ensino dos conteúdos escolares. Acredita-se na importância pedagógica da imagem e sua contribuição para se trabalhar o imaginário, a memória e a identificação de elementos sociais e culturais, e na sua capacidade de transmissão de conteúdo. A pesquisa busca identificar algumas considerações sobre a cultura escolar, disciplinas escolares e sobretudo sobre as imagens e as histórias em quadrinhos apresentadas nos livros didáticos do Grupo de Ensino de Matemática Atualizada (GRUEMA) em pleno Movimento da Matemática Moderna. O objetivo geral é refletir as novas formas de linguagens e imagens utilizadas numa abordagem histórica, baseando-as como suporte didático em que elas são apresentadas e como contribuem para a aprendizagem. Algumas questões iniciais que podem apontar na direção de um olhar investigativo: O que possibilitou o surgimento das histórias em quadrinhos nos livros didáticos? Como as histórias em quadrinhos são utilizadas na coleção didática do GRUEMA para o ensino da matemática? Acreditamos que questão como essa precisa ser levantada considerando que pouco se conhece sobres as formas de leituras de imagens e linguagens utilizadas nos livros didáticos de matemática numa abordagem histórica, baseando-as como suporte didático em que elas são apresentadas.