Este trabalho faz parte do projeto desenvolvido pelo grupo de pesquisa Políticas Públicas, Gestão da Educação Básica e Desenvolvimento Local, da UFRPE, no período de 2016 a 2017 em uma escolada rede municipal de Olinda – PE, com o objetivo de analisar as políticas públicas educacionais básicas, implementadas pelo governo municipal de Olinda, buscando compreender a relação dessas políticas com a efetiva qualidade de educação, que promove a emancipação do sujeito e o desenvolvimento local. No recorte realizado deste projeto, objetivamos investigar o que os professores pensam em relação aos programas definidos pela Secretaria de Educação e como os implementam no seu cotidiano escolar. Desta forma, é interessante estudar o cotidiano escolar (ANDRÉ, 2011) tendo como base a abordagem sociológica, que toma como pressuposto o conhecimento das relações sociais e o seu desenvolvimento nos diferentes ambientes. Utilizamos a abordagem qualitativa e os instrumentos para coleta dos dados foram a observação do campo de pesquisa e entrevistas semiestruturadas com 4 professores, dois da Educação Infantil e dois dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados apontaram que as políticas públicas voltadas para o espaço escolar parecem não ser priorizadas pela Secretaria de Educação. A escola vivencia um processo solitário, e conta com o apoio, muitas vezes, da própria comunidade para o desenvolvimento de Projetos que atendam as suas expectativas e necessidades. O estudo revela há necessidade de se repensar as políticas públicas, não só numa perspectiva administrativa e técnica, mas também no aspecto político, a fim de atender as necessidades da comunidade (FERNANDES, 2007).