Este trabalho teve como objetivo contribuir para a melhoria do ensino de química no CPDAC, através da aplicação e análise das aulas ministradas por mim, aluna do ensino superior de Química do IFPB, por meio do diagnóstico dos impactos causados ao se oferecer aos alunos do ensino médio a oportunidade de vivenciar a utilização de formas metodológicas que abordem situações vivenciadas em seu dia a dia e o grau de interesse dos alunos ao se disponibilizar aos mesmos, como método facilitador da aprendizagem, novas propostas de ensino e o impacto das mesmas em sua motivação. Este trabalho aborda a importância da aplicação de novos jogos lúdicos nas salas de aula como um instrumento significativo no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das escolas públicas, de dinamizar as aulas de química, tornando-as mais atrativas, favorecendo a aquisição e socialização do conhecimento de maneira divertida e funcional, sendo uma eficiente ferramenta para despertar e estimular o interesse dos alunos, melhorando e enriquecendo sua compreensão nos assuntos aplicados. Os jogos didáticos foram aplicados em uma escola estadual, como recurso metodológico visando suprir algumas dificuldades encontradas na compreensão dos conteúdos de química explorados em sala e complementando a formação do conhecimento. Os resultados demonstram uma ampla aceitação em relação ao método proposto, que, segundo a grande maioria dos alunos, torna a aula mais interessante, facilitando o aprendizado e despertando interesse pela disciplina química.