Este trabalho trata-se de um recorte de uma dissertação de mestrado em andamento na Unigrendal, cujo foco é o esporte, particularmente o futebol. O problema a ser perseguido é o de verificar qual a contribuição que a Escolinha de Futebol Paulo Cesar (EFPC). A pesquisa visa desenvolver com crianças a prática do futebol de campo como uma forma de reconhecimento e exercício do direito ao esporte pela criança. O objetivo geral do trabalho é analisar a contribuição da Escolinha de Futebol Paulo Cesar para o exercício da cidadania de crianças e jovens que participam ou participaram da citada escolinha. Os objetivos específicos pretendem fazer um levantamento do número de participantes EFPC ao longo de sua existência, tendo a mesma sido iniciada em 1996. Verificar a partir do discurso dos sujeitos a contribuição para a vida profissional no campo do futebol; verificar a contribuição da EFPC para os praticantes que não seguiram a carreira profissional no futebol e aprofundar as discussões a respeito do esporte enquanto um elemento de transformação social. Ao que diz respeito aos objetivos da pesquisa, temos como resultado preliminares dados levantados através de entrevistas feitas com ex participantes da EFPC e que seguiram a carreira profissional no futebol. Para estes a escolinha exerceu papel fundamental na formação muito mais no caráter enquanto pessoa humana do que na formação do jogador profissional. Os sujeitos entrevistados alegam que isto traz elementos bastante interessantes, sobretudo para aqueles que estão fora de sua cidade.