A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL DE ADULTOS E IDOSOS ATRAVÉS DA AÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL: DIALOGOS E APROPRIAÇÕES NO PROJETO DE EXTENSÃO ESCOLA LABORATÓRIO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35389 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 633 "inscrito_id" => 2049 "titulo" => "A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL DE ADULTOS E IDOSOS ATRAVÉS DA AÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL: DIALOGOS E APROPRIAÇÕES NO PROJETO DE EXTENSÃO ESCOLA LABORATÓRIO." "resumo" => "Neste trabalho discute-se uma experiência de alfabetização e letramento digital, por meio do uso do computador, celular e do diálogo como mediadores para a apropriação da linguagem oral e escrita, bem como a linguagem informacional por parte dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados/as que cuidam da limpeza da Universidade Federal do Maranhão, da comunidade moradora do entorno e de alunas adultas e idosas dos cursos de graduação da instituição, objetivando à apropriação da língua materna e ao mesmo tempo o domínio dessa ferramenta tão presente atualmente em todas as áreas da nossa sociedade. Surgido como atividade para obtenção de nota na disciplina Fundamentos e Metodologias da Alfabetização, componente curricular do curso de Pedagogia, atualmente configura-se como uma das linhas de ação do Projeto de Extensão Escola Laboratório – PEL, visto a proposta ter ganhando reconhecimento e prestígio entre os participantes por proporcionar-lhes inclusão digital e social. A metodologia utilizada é uma prática colaborativa, com base no diálogo, que vem sendo desenvolvida sob a forma de curso que foi intitulado: “Alfabetização e Letramento Digital: diálogos e apropriações”. Utilizamos como recursos computadores e textos impressos e no portador digital, que são discutidos por todos, na formação e renovação de opiniões sobre os diversos assuntos do cotidiano, o curso encontra-se em pleno funcionamento, visto ser uma necessidade social a inclusão de adultos e idosos no processo de informatização e na apropriação da língua materna para a boa comunicação em rede, assim como, o curso vem contribuindo significativamente para uma formação docente inovadora através da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "DIÁLOGO, LINGUAGEM, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2049_31082017103528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA BROXADO DIAS" "autor_nome_curto" => "MAYARA BROXADO" "autor_email" => "mayara0072009@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35389 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 633 "inscrito_id" => 2049 "titulo" => "A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL DE ADULTOS E IDOSOS ATRAVÉS DA AÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL: DIALOGOS E APROPRIAÇÕES NO PROJETO DE EXTENSÃO ESCOLA LABORATÓRIO." "resumo" => "Neste trabalho discute-se uma experiência de alfabetização e letramento digital, por meio do uso do computador, celular e do diálogo como mediadores para a apropriação da linguagem oral e escrita, bem como a linguagem informacional por parte dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados/as que cuidam da limpeza da Universidade Federal do Maranhão, da comunidade moradora do entorno e de alunas adultas e idosas dos cursos de graduação da instituição, objetivando à apropriação da língua materna e ao mesmo tempo o domínio dessa ferramenta tão presente atualmente em todas as áreas da nossa sociedade. Surgido como atividade para obtenção de nota na disciplina Fundamentos e Metodologias da Alfabetização, componente curricular do curso de Pedagogia, atualmente configura-se como uma das linhas de ação do Projeto de Extensão Escola Laboratório – PEL, visto a proposta ter ganhando reconhecimento e prestígio entre os participantes por proporcionar-lhes inclusão digital e social. A metodologia utilizada é uma prática colaborativa, com base no diálogo, que vem sendo desenvolvida sob a forma de curso que foi intitulado: “Alfabetização e Letramento Digital: diálogos e apropriações”. Utilizamos como recursos computadores e textos impressos e no portador digital, que são discutidos por todos, na formação e renovação de opiniões sobre os diversos assuntos do cotidiano, o curso encontra-se em pleno funcionamento, visto ser uma necessidade social a inclusão de adultos e idosos no processo de informatização e na apropriação da língua materna para a boa comunicação em rede, assim como, o curso vem contribuindo significativamente para uma formação docente inovadora através da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "DIÁLOGO, LINGUAGEM, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2049_31082017103528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA BROXADO DIAS" "autor_nome_curto" => "MAYARA BROXADO" "autor_email" => "mayara0072009@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }