O discurso do professor é um instrumento que permite articular o ensino e o aprendizado de forma dinâmica e exercer um papel fundamental no processo de entendimento entre a teoria e a prática. Nesse sentido, apresentaremos uma reflexão sobre a importância de contextualizar o processo de ensino e aprendizagem em Ensino de Ciências Naturais através de práticas pedagógicas teatral para a formação inicial de docentes, com objetivo de inserir junto a disciplina de Ensino de Ciências Naturais no curso de pedagogia, técnicas/ habilidades da arte cênica junto com a teoria que envolve a Ensino de Ciência. Nesse trabalho apresentaremos relatos de uma experiência docente numa Instituição de Ensino Superior –IES, elaborando com os futuros docentes atividades de cunho pedagógico e artístico em sala de aula. Deste modo, foram feitas pesquisa explorativa e qualitativas sobre os temas que iria trabalhar em sala de aula de forma que pudéssemos organizar atividade que proporcionasse o docente a inovar sua própria metodologia de ensino através do teatro. Introduzindo a teoria da aprendizagem defendidas por Jean Piaget e Vygotsky, aplicadas ao Ensino de Ciências, e através do Teatro que são discutidas, junto com Viola Spolin, apresentamos os aspectos, conceitos e possibilidades da linguagem cênica teatral