CAMINHOS DA TERMOLOGIA: A ORIENTAÇÃO EM JOGO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36122 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4891 "inscrito_id" => 1218 "titulo" => "CAMINHOS DA TERMOLOGIA: A ORIENTAÇÃO EM JOGO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar um recurso didático que auxilie o professor na apresentação do tema de Termologia, abordando principalmente os conceitos de calor e temperatura. Sendo assim o professor tem em suas mãos uma forma diferenciada de aprendizagem, o jogo, a partir da qual os alunos podem se interessar especificamente pela Termologia e, de uma forma mais geral, por tudo que a física envolve, mesmo quando o jogo trata de apenas um tema. Este jogo foi construído de acordo com três únicas etapas, são elas; a elaboração do jogo, o desenvolvimento do aluno com a aplicação do jogo e a importância do professor ao utilizar o livro do orientador. Desta forma o PIBID-FÍSICA propôs a elaboração deste jogo para a promoção de novas habilidades, além da desconstrução de conhecimento prévios errôneos sobre o tema. Este jogo tem a finalidade de apresentar aos alunos através do professor orientador um cotidiano que é regido pelas leis da física, por exemplo, ambientes que se sustentam de diferentes temperaturas. O objetivo do professor através do livro do orientador é estabelecer metas aos alunos e que eles utilizem todo o contexto apresentado sobre Calor e temperatura para passar pelos obstáculos. O livro também destaca informações que serão necessárias para a resolução das situações propostas durante o jogo. Outro aspecto importante é que imagens que representam algumas situações propostas também estão, para o auxílio tanto do orientador quanto dos jogadores. Assim o orientador se faz importante, pois é ele quem direciona os jogadores durante o jogo, fazendo o uso das circunstâncias propostas e ajudando na elaboração dos cenários com os alunos a partir do uso da imaginação. Desta forma espera-se que o livro do orientador seja um instrumento de ensino eficaz e que o professor possa proporcionar ao aluno um momento descontraído de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, TERMOLOGIA, LIVRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1218_17102017131858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA RODRIGUES SOARES" "autor_nome_curto" => "JANAINA SOARES" "autor_email" => "janaina_rodrigues_soares@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36122 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4891 "inscrito_id" => 1218 "titulo" => "CAMINHOS DA TERMOLOGIA: A ORIENTAÇÃO EM JOGO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar um recurso didático que auxilie o professor na apresentação do tema de Termologia, abordando principalmente os conceitos de calor e temperatura. Sendo assim o professor tem em suas mãos uma forma diferenciada de aprendizagem, o jogo, a partir da qual os alunos podem se interessar especificamente pela Termologia e, de uma forma mais geral, por tudo que a física envolve, mesmo quando o jogo trata de apenas um tema. Este jogo foi construído de acordo com três únicas etapas, são elas; a elaboração do jogo, o desenvolvimento do aluno com a aplicação do jogo e a importância do professor ao utilizar o livro do orientador. Desta forma o PIBID-FÍSICA propôs a elaboração deste jogo para a promoção de novas habilidades, além da desconstrução de conhecimento prévios errôneos sobre o tema. Este jogo tem a finalidade de apresentar aos alunos através do professor orientador um cotidiano que é regido pelas leis da física, por exemplo, ambientes que se sustentam de diferentes temperaturas. O objetivo do professor através do livro do orientador é estabelecer metas aos alunos e que eles utilizem todo o contexto apresentado sobre Calor e temperatura para passar pelos obstáculos. O livro também destaca informações que serão necessárias para a resolução das situações propostas durante o jogo. Outro aspecto importante é que imagens que representam algumas situações propostas também estão, para o auxílio tanto do orientador quanto dos jogadores. Assim o orientador se faz importante, pois é ele quem direciona os jogadores durante o jogo, fazendo o uso das circunstâncias propostas e ajudando na elaboração dos cenários com os alunos a partir do uso da imaginação. Desta forma espera-se que o livro do orientador seja um instrumento de ensino eficaz e que o professor possa proporcionar ao aluno um momento descontraído de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, TERMOLOGIA, LIVRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1218_17102017131858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA RODRIGUES SOARES" "autor_nome_curto" => "JANAINA SOARES" "autor_email" => "janaina_rodrigues_soares@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }