SOARES, Janaina Rodrigues et al.. Caminhos da termologia: a orientação em jogo. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36122>. Acesso em: 02/11/2024 08:44
Este trabalho tem como objetivo apresentar um recurso didático que auxilie o professor na apresentação do tema de Termologia, abordando principalmente os conceitos de calor e temperatura. Sendo assim o professor tem em suas mãos uma forma diferenciada de aprendizagem, o jogo, a partir da qual os alunos podem se interessar especificamente pela Termologia e, de uma forma mais geral, por tudo que a física envolve, mesmo quando o jogo trata de apenas um tema. Este jogo foi construído de acordo com três únicas etapas, são elas; a elaboração do jogo, o desenvolvimento do aluno com a aplicação do jogo e a importância do professor ao utilizar o livro do orientador. Desta forma o PIBID-FÍSICA propôs a elaboração deste jogo para a promoção de novas habilidades, além da desconstrução de conhecimento prévios errôneos sobre o tema. Este jogo tem a finalidade de apresentar aos alunos através do professor orientador um cotidiano que é regido pelas leis da física, por exemplo, ambientes que se sustentam de diferentes temperaturas. O objetivo do professor através do livro do orientador é estabelecer metas aos alunos e que eles utilizem todo o contexto apresentado sobre Calor e temperatura para passar pelos obstáculos. O livro também destaca informações que serão necessárias para a resolução das situações propostas durante o jogo. Outro aspecto importante é que imagens que representam algumas situações propostas também estão, para o auxílio tanto do orientador quanto dos jogadores. Assim o orientador se faz importante, pois é ele quem direciona os jogadores durante o jogo, fazendo o uso das circunstâncias propostas e ajudando na elaboração dos cenários com os alunos a partir do uso da imaginação. Desta forma espera-se que o livro do orientador seja um instrumento de ensino eficaz e que o professor possa proporcionar ao aluno um momento descontraído de aprendizagem.