O presente manuscrito discute as relações do estágio supervisionado na instituição APAE e sua importância na formação de educadores no curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará- Campus de Altamira-PA, apresentando uma abordagem histórica sobre a APAE no Estado do Pará e na cidade de Altamira. O estágio foi realizado no mês de julho de 2017 com duração de oito dias no turno da tarde, entre observação das atividades realizadas pelos educadores na instituição, observação das condições de infraestrutura e concluindo com planejamento e organização de dinâmicas para intervenção pedagógica aos alunos da APAE. Os objetivos para a discussão teórica do artigo passaram por: Identificar como se desenvolve o trabalho na instituição com ênfase nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos educadores, além de contribuição dessas ações para a preparação dos acadêmicos em processo de formação da Universidade Federal do Pará. O trabalho analisou as principais contribuições das atividades pedagógicas no desenvolvimento cognitivo dos educandos atendidos na APAE, promovendo de forma simples suas ações com pessoas com deficiência. Ao final do estágio os materiais confeccionados para as dinâmicas de intervenção pedagógica foram doados a instituição. Concluímos que o estágio propiciou uma relevante contribuição para a formação acadêmica e principalmente cidadã na luta pelo acesso, respeito e participação das pessoas com deficiência na sociedade Altamirense.