EDUCAÇÃO DO CAMPO: CARACTERÍSTICAS, PERSPECTIVAS E CONTRADIÇÕES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36586 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4127 "inscrito_id" => 3586 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: CARACTERÍSTICAS, PERSPECTIVAS E CONTRADIÇÕES" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir e analisar as diferentes perspectivas e características da educação do campo. Como se encontra essa modalidade de ensino atualmente no Brasil e a sua importância para as sociedades rurais. Para tanto, iniciamos tecendo algumas considerações para diferenciar rural e urbano. Sabe-se que a educação brasileira enfrenta grandes desafios na atualidade, porém, a educação do campo é a mais prejudicada em todo esse contexto de precarização da escola pública no Brasil. Trata-se de uma revisão teórica e bibliográfica, pautada em autores como: Brandão (2013), Veiga (2002), Siqueira (2001), Reis(2017) entre outros. Apesar das leis que regem a educação do campo, muitos governantes e administradores públicos não respeitam esses regulamentos. A realidade que vivenciamos atualmente no Brasil é o fechamento de muitas escolas rurais. Por isso, torna-se necessário esse debate, para entendermos as necessidades dessas populações atendidas, povos esses desvalorizados e massacrados historicamente, que merecem no mínimo uma educação de qualidade, que respeite as culturas locais e hábitos de vida dos trabalhadores e moradores da zona rural. Apesar das dificuldades e obstáculos enfrentador por esta modalidade da educação, não esqueçamos que as conquistas que temos hoje nesse âmbito são graças aos movimentos sociais dos trabalhadores rurais pelos seus direitos e condições de vida mais dignas. Esse debate é oportuno, por se tratar de um tema tão pertinente, que não pode ser esquecido e nem deve ser negligenciado. Quando fecha-se uma escola rural, está-se fechando a oportunidade de vários trabalhadores e seus filhos de sonharem com uma vida menos sofrida e mais cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, CARACTERÍSTICAS, PERSPECTIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID3586_16102017175909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MICHELE MESSIAS " "autor_nome_curto" => "RENATA MICHELE" "autor_email" => "renata.michelly@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36586 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4127 "inscrito_id" => 3586 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: CARACTERÍSTICAS, PERSPECTIVAS E CONTRADIÇÕES" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir e analisar as diferentes perspectivas e características da educação do campo. Como se encontra essa modalidade de ensino atualmente no Brasil e a sua importância para as sociedades rurais. Para tanto, iniciamos tecendo algumas considerações para diferenciar rural e urbano. Sabe-se que a educação brasileira enfrenta grandes desafios na atualidade, porém, a educação do campo é a mais prejudicada em todo esse contexto de precarização da escola pública no Brasil. Trata-se de uma revisão teórica e bibliográfica, pautada em autores como: Brandão (2013), Veiga (2002), Siqueira (2001), Reis(2017) entre outros. Apesar das leis que regem a educação do campo, muitos governantes e administradores públicos não respeitam esses regulamentos. A realidade que vivenciamos atualmente no Brasil é o fechamento de muitas escolas rurais. Por isso, torna-se necessário esse debate, para entendermos as necessidades dessas populações atendidas, povos esses desvalorizados e massacrados historicamente, que merecem no mínimo uma educação de qualidade, que respeite as culturas locais e hábitos de vida dos trabalhadores e moradores da zona rural. Apesar das dificuldades e obstáculos enfrentador por esta modalidade da educação, não esqueçamos que as conquistas que temos hoje nesse âmbito são graças aos movimentos sociais dos trabalhadores rurais pelos seus direitos e condições de vida mais dignas. Esse debate é oportuno, por se tratar de um tema tão pertinente, que não pode ser esquecido e nem deve ser negligenciado. Quando fecha-se uma escola rural, está-se fechando a oportunidade de vários trabalhadores e seus filhos de sonharem com uma vida menos sofrida e mais cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, CARACTERÍSTICAS, PERSPECTIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID3586_16102017175909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MICHELE MESSIAS " "autor_nome_curto" => "RENATA MICHELE" "autor_email" => "renata.michelly@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }