Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE ACERCA DOS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DAS LICENCIATURAS

Palavra-chaves: FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS, LICENCIATURA, FORMAÇÃO DOCENTE. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38782
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3982
    "inscrito_id" => 8792
    "titulo" => """
      UMA ANÁLISE ACERCA DOS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO\r\n
      DAS LICENCIATURAS
      """
    "resumo" => """
      A analise em questão foi elaborada pelas estudantes do quinto período do curso de Pedagogia da\r\n
      Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com o objetivo de estudar se os fundamentos pedagógicos são\r\n
      abordados nas Licenciaturas de Matemática e Letras da referida universidade; e se esses fundamentos são\r\n
      abordados quais os benefícios desse estudo, se não, qual prejuízo a falta desse estudo proporciona.\r\n
      Questionando no decorrer desta produção como os fundamentos pedagógicos interferem na conduta,\r\n
      comportamento e atitude dos docentes. Assim, fomos constatando o que os graduandos das licenciaturas\r\n
      entendem por fundamentos pedagógicos e se eles vêem importância no estudo destes para a melhor\r\n
      construção da sua futura profissão. A pesquisa foi realizada de maneira exploratória, descritiva, explicativa,\r\n
      bibliográfica, de Campo e de caráter qualitativo; debruçamos-nos no estudo de autores como: Saviani (2009),\r\n
      Freire (1996), entre outros, para obtermos materiais para nos subsidiar e compreender as problemáticas que\r\n
      envolvem essa temática. Observamos no decorrer do estudo realizado, que é preciso que todos os\r\n
      profissionais da área educacional tenham uma formação capaz de fornecer a elas devidas instruções a\r\n
      respeito dos fundamentos pedagógicos, com o propósito de acabar com o dilema que permeia a formação de\r\n
      professores, que é o distanciamento entre a teoria e a prática, solucionando essa ruptura entre esses\r\n
      elementos estaremos buscando melhorias em nossa futura profissão. Com nossa pesquisa foi possível\r\n
      constatar que apesar dos discursos proferidos sobre a formação docente, de acordo com os aparatos legais,\r\n
      demonstrarem tamanha desvalorização quanto a sua importância na sociedade, observamos que ainda há\r\n
      muitas contradições na pratica destes pronunciamentos. Verificamos que além de se preocupar com os\r\n
      conteúdos culturais-cognitivos e os aspectos pedagógicos-didáticos, o professor precisa ter flexibilidade\r\n
      diante dos vários contextos escolares, sabendo adaptar seus fazeres-pedagógicos a diversidade de alunos com\r\n
      seus níveis e ritmos de aprendizagens diferenciados.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS, LICENCIATURA, FORMAÇÃO DOCENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8792_16102017143656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA SOARES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL GOMES"
    "autor_email" => "isabel_sgomes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38782
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3982
    "inscrito_id" => 8792
    "titulo" => """
      UMA ANÁLISE ACERCA DOS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO\r\n
      DAS LICENCIATURAS
      """
    "resumo" => """
      A analise em questão foi elaborada pelas estudantes do quinto período do curso de Pedagogia da\r\n
      Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com o objetivo de estudar se os fundamentos pedagógicos são\r\n
      abordados nas Licenciaturas de Matemática e Letras da referida universidade; e se esses fundamentos são\r\n
      abordados quais os benefícios desse estudo, se não, qual prejuízo a falta desse estudo proporciona.\r\n
      Questionando no decorrer desta produção como os fundamentos pedagógicos interferem na conduta,\r\n
      comportamento e atitude dos docentes. Assim, fomos constatando o que os graduandos das licenciaturas\r\n
      entendem por fundamentos pedagógicos e se eles vêem importância no estudo destes para a melhor\r\n
      construção da sua futura profissão. A pesquisa foi realizada de maneira exploratória, descritiva, explicativa,\r\n
      bibliográfica, de Campo e de caráter qualitativo; debruçamos-nos no estudo de autores como: Saviani (2009),\r\n
      Freire (1996), entre outros, para obtermos materiais para nos subsidiar e compreender as problemáticas que\r\n
      envolvem essa temática. Observamos no decorrer do estudo realizado, que é preciso que todos os\r\n
      profissionais da área educacional tenham uma formação capaz de fornecer a elas devidas instruções a\r\n
      respeito dos fundamentos pedagógicos, com o propósito de acabar com o dilema que permeia a formação de\r\n
      professores, que é o distanciamento entre a teoria e a prática, solucionando essa ruptura entre esses\r\n
      elementos estaremos buscando melhorias em nossa futura profissão. Com nossa pesquisa foi possível\r\n
      constatar que apesar dos discursos proferidos sobre a formação docente, de acordo com os aparatos legais,\r\n
      demonstrarem tamanha desvalorização quanto a sua importância na sociedade, observamos que ainda há\r\n
      muitas contradições na pratica destes pronunciamentos. Verificamos que além de se preocupar com os\r\n
      conteúdos culturais-cognitivos e os aspectos pedagógicos-didáticos, o professor precisa ter flexibilidade\r\n
      diante dos vários contextos escolares, sabendo adaptar seus fazeres-pedagógicos a diversidade de alunos com\r\n
      seus níveis e ritmos de aprendizagens diferenciados.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS, LICENCIATURA, FORMAÇÃO DOCENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8792_16102017143656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA SOARES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL GOMES"
    "autor_email" => "isabel_sgomes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A analise em questão foi elaborada pelas estudantes do quinto período do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com o objetivo de estudar se os fundamentos pedagógicos são abordados nas Licenciaturas de Matemática e Letras da referida universidade; e se esses fundamentos são abordados quais os benefícios desse estudo, se não, qual prejuízo a falta desse estudo proporciona. Questionando no decorrer desta produção como os fundamentos pedagógicos interferem na conduta, comportamento e atitude dos docentes. Assim, fomos constatando o que os graduandos das licenciaturas entendem por fundamentos pedagógicos e se eles vêem importância no estudo destes para a melhor construção da sua futura profissão. A pesquisa foi realizada de maneira exploratória, descritiva, explicativa, bibliográfica, de Campo e de caráter qualitativo; debruçamos-nos no estudo de autores como: Saviani (2009), Freire (1996), entre outros, para obtermos materiais para nos subsidiar e compreender as problemáticas que envolvem essa temática. Observamos no decorrer do estudo realizado, que é preciso que todos os profissionais da área educacional tenham uma formação capaz de fornecer a elas devidas instruções a respeito dos fundamentos pedagógicos, com o propósito de acabar com o dilema que permeia a formação de professores, que é o distanciamento entre a teoria e a prática, solucionando essa ruptura entre esses elementos estaremos buscando melhorias em nossa futura profissão. Com nossa pesquisa foi possível constatar que apesar dos discursos proferidos sobre a formação docente, de acordo com os aparatos legais, demonstrarem tamanha desvalorização quanto a sua importância na sociedade, observamos que ainda há muitas contradições na pratica destes pronunciamentos. Verificamos que além de se preocupar com os conteúdos culturais-cognitivos e os aspectos pedagógicos-didáticos, o professor precisa ter flexibilidade diante dos vários contextos escolares, sabendo adaptar seus fazeres-pedagógicos a diversidade de alunos com seus níveis e ritmos de aprendizagens diferenciados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.