A analise em questão foi elaborada pelas estudantes do quinto período do curso de Pedagogia da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com o objetivo de estudar se os fundamentos pedagógicos são
abordados nas Licenciaturas de Matemática e Letras da referida universidade; e se esses fundamentos são
abordados quais os benefícios desse estudo, se não, qual prejuízo a falta desse estudo proporciona.
Questionando no decorrer desta produção como os fundamentos pedagógicos interferem na conduta,
comportamento e atitude dos docentes. Assim, fomos constatando o que os graduandos das licenciaturas
entendem por fundamentos pedagógicos e se eles vêem importância no estudo destes para a melhor
construção da sua futura profissão. A pesquisa foi realizada de maneira exploratória, descritiva, explicativa,
bibliográfica, de Campo e de caráter qualitativo; debruçamos-nos no estudo de autores como: Saviani (2009),
Freire (1996), entre outros, para obtermos materiais para nos subsidiar e compreender as problemáticas que
envolvem essa temática. Observamos no decorrer do estudo realizado, que é preciso que todos os
profissionais da área educacional tenham uma formação capaz de fornecer a elas devidas instruções a
respeito dos fundamentos pedagógicos, com o propósito de acabar com o dilema que permeia a formação de
professores, que é o distanciamento entre a teoria e a prática, solucionando essa ruptura entre esses
elementos estaremos buscando melhorias em nossa futura profissão. Com nossa pesquisa foi possível
constatar que apesar dos discursos proferidos sobre a formação docente, de acordo com os aparatos legais,
demonstrarem tamanha desvalorização quanto a sua importância na sociedade, observamos que ainda há
muitas contradições na pratica destes pronunciamentos. Verificamos que além de se preocupar com os
conteúdos culturais-cognitivos e os aspectos pedagógicos-didáticos, o professor precisa ter flexibilidade
diante dos vários contextos escolares, sabendo adaptar seus fazeres-pedagógicos a diversidade de alunos com
seus níveis e ritmos de aprendizagens diferenciados.