A educação básica no Brasil vem sendo um tema bastante tratado no meio acadêmico, onde muito se fala na necessidade em melhorar a qualidade do ensino fundamental. Na atualidade, percebemos que o ensino fundamental brasileiro atingiu efetivamente a maioria da população. Contudo, temos perdido boas oportunidades de levar para as salas de aula um ensino contextualizado, motivador e interativo, baseado nos pressupostos da ludicidade. Este estudo teve como principal objetivo compreender o papel da ludicidade no processo ensino-aprendizagem de ciências no ensino fundamental I de uma escola municipal de Passira-PE, identificando as dificuldades e facilidades em trabalhar a ludicidade no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de ciências nos anos iniciais. Como procedimento metodológico, optamos por uma abordagem qualitativa por meio utilização da Metodologia Interativa como uma técnica de coleta e análise de dados, baseadas em entrevistas pela técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. Nossa amostra foi composta por cinco professoras do Ensino Fundamental I da escola em questão. Para o tratamento de nossos dados, utilizamos a técnica da Análise Hermenêutica-Dialética onde realizamos um cruzamento de dados ancorando-os aos aportes teóricos presentes na fundamentação teórica desse estudo. Os resultados demonstraram que as professoras valorizam a utilização do lúdico como um bom instrumento capaz de auxiliar o processo ensino-aprendizagem de ciências, enfatizando que a existência de dificuldades no tocante a uma prática docente lúdica não se constitui como um impedimento para a realização da mesma, visto o compromisso e a responsabilidade das docentes em contribuir para um ensino de ciências baseado nos pressupostos da ludicidade. Tal alternativa didático-metodológica é concebida pelas professoras como um instrumento que pode reformular a maneira como o ensino de ciências tem sido desenvolvido, revelando a necessidade em aperfeiçoar o aprender lúdico nos anos iniciais, possibilitando o desenvolvimento de práticas inovadoras, críticas e reflexivas.